Missa da Unidade reúne o coração da Arquidiocese de Palmas

Transmitida pela TV Evangelizar aconteceu nesta terça, 12, na Catedral de Palmas a Missa dos Santos Óleos. Solenidade litúrgica celebrada anualmente durante a Semana Santa. Conduzida pelo Arcebispo Metropolitano de Palmas, Dom Pedro Brito Guimarães, a Missa contou com representantes de todas as 36 paróquias das 11 cidades que compõem a Arquidiocese. Os quais levaram para suas comunidades, os óleos dos Catecúmenos, Enfermos e do Crisma. Além de contar com a renovação das promessas sacerdotais.

Na homilia, o Arcebispo fez questão de enfatizar a figura de Jesus, lembrando que vivemos em tempos de desafios. Ele deixou as seguintes orientações para a Semana Santa, a lembrança de que toda a igreja foi sabatinada no Sínodo; o período da Semana Santa além de ser de entendimento ao que o povo precisa, inclusive pelas pastorais, é tempo de reunião e encontro, principalmente com Jesus; e que é tempo também de superação e vitória. Conforme Dom Pedro, a missa “trata-se de uma celebração profundamente Arquidiocesana. A principal e única neste formato e estilo: o pastor, com o presbítero e os leigos, ao redor do mesmo altar, compartilhando o mesmo pão e abençoando os santos óleos”.

O óleo dos Catecúmenos leva a força do Espírito Santo àqueles que serão batizados. O óleo dos Enfermos traz o conforto e a força do Espírito Santo para o doente no momento de seu sofrimento. E o óleo do Crisma que é utilizado na Confirmação, na Ordenação dos Presbíteros e na Ordenação dos Bispos.

Com informações da A12.

Programa Hora da Ave Maria