Missa de envio na Faculdade Católica encerra passagem da Cruz

A Cruz da Jornada Mundial da Juventude e o Ícone de Nossa Senhora, após passarem por 25 localidades em quatro dias na Arquidiocese de Palmas, foram enviados em missa solene para a Diocese de Porto Nacional, na Faculdade Católica do Tocantins, na noite do dia 07 de maio.

Presidida por Dom Pedro Brito Guimarães e concelebrada por Dom Romualdo Matias Kujawski, bispo da diocese de Porto Nacional, a celebração contou ainda com parte do clero arquidiocesano, professores e alunos da Faculdade Católica e o presidente da União Brasiliense de Educação e Cultura, padre Décio Batista Teixeira. "Uma das exigências da passagem da Cruz da JMJ é a aproximação do mundo universitário", explicou Dom Pedro sobre o motivo da última parada dos símbolos ser em uma faculdade.

Em sua homilia, o arcebispo fez um retrospecto dos quatro dias em que os símbolos passaram pela arquidiocese. "Das 25 localidades, só não fui a quatro delas, e me penitencio por isso. Devemos seguir a Cruz, abraçar a Cruz. Ser Igreja no mundo de hoje significa optar pela Cruz de Cristo", afirmou o prelado.

Ao final da celebração, Dom Pedro entregou os símbolos a Dom Romualdo, mediante a assinatura de um termo de compromisso. A comitiva da Diocese de Porto Nacional assumiu os símbolos e imediatamente partiram para a sede da diocese, acompanhada de seu bispo.

Jornada Arquidiocesana

Após os símbolos terem sido entregues, os jovens que os haviam acompanhado desde sexta-feira apresentaram ao arcebispo a Cruz Arquidiocesana e o Ícone de Nossa Senhora, para serem abençoados. "Não se trata de réplicas. Estes são verdadeiros símbolos de fé que percorrerão toda a arquidiocese até julho de 2013, quando acontecerá no Rio de Janeiro a Jornada Mundial da Juventude", explicou Dom Pedro.

Esta missa também marcou a estreia do Coral da Faculdade Católica do Tocantins, regido pelo seminarista Fabiano Rodrigo Rodrigues, da diocese de Óbidos-PA. Este coral deve cantar, a partir de então, em todas as grandes celebrações arquidiocesanas.

ÚItimo dia em Palmas

Os símbolos da JMJ chegaram à Arquidiocese de Palmas na sexta-feira, 04. No último dia, 07, eles passaram pelas escolas católicas da Capital e pelo Hospital Geral de Palmas. A última atividade antes da missa de envio foi a realização de um Grupo de Oração Universitário (GOU), na Faculdade Católica do Tocantins. O GOU é um serviço de evangelização realizado nas faculdades pela Renovação Carismática Católica.

Veja mais fotos no facebook da Arquidiocese: www.facebook.com/arquipalmas