Arquidiocese de Palmas

Missas de finados este ano acontecerão nas paróquias e a Arquidiocese de Palmas orienta fiéis a plantarem árvores neste dia

O Arcebispo Metropolitano de Palmas, Dom Pedro Brito Guimarães, divulgou neste sábado, 31, um artigo sobre o Dia de Finados, no qual orienta os fiéis de toda a Arquidiocese. Seguindo sugestão da CNBB, a ida ao cemitério pode ser substituída pelo plantio de árvores em casa, evitando assim aglomerações e risco de contaminação da Covid-19. “Este ano, por orientação da vigilância sanitária, não podemos ir normalmente aos cemitérios. Não poderão haver aglomerações nos cemitérios e em seus entornos”, destaca Dom Pedro.

Ele continua dizendo: “este ano, as missas de finados não serão celebradas nos cemitérios. Serão celebradas nas paróquias, nos horários definidos por cada paróquia. Apesar de tudo isto, mesmo assim, diante das lágrimas, em tantos olhos, não poderemos nos manter indiferentes”. “Abra a porta de casa, vá ao quintal, ao jardim ou ao pomar e ali plante, ao menos, uma árvore, em memória de seus entes queridos falecidos, conforme nos orienta a CNBB. Este gesto, muito simples, além de se evitar aglomerações nos cemitérios, se liga à triste destruição ecológica, ocorrida em todas as partes deste imenso Brasil” escreveu Dom Pedro, em seu artigo.

O Arcebispo sugere que sejam ressignificados a saudade e o sentido da vida e da morte. “Revalorizar mais as amizades, as nossas raízes e os nossos troncos familiares. Reformatar e remoldurar as redes dos nossos afetos e de nossas esperanças. Recuperar os tecidos mortos das relações interpessoais. Sonhar com a sinodalidade (caminhar juntos) e com a fraternidade (Fratelli Tutti), a partir da família, para a amizade social. Cuidar mais da vida, desde a sua concepção, até a morte natural. Transformar o lar em templo, a mesa em altar, a conversa em Palavra, o pão em alimento espiritual, a água em purificação e a família em igreja”.

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

X