Arquidiocese de Palmas

Missionário Italiano ministra curso de atualização para o clero

Nos dias 21 a 23 de setembro aconteceu o Curso de Atualização Teológica do Clero, no Colégio Marista, em Palmas-TO. Ministrado por padre Pietro Facci, o curso contou com a participação de cerca de 40 sacerdotes da Arquidiocese de Palmas e da diocese de Miracema, além de seminaristas e religiosas.

A temática do curso foi Missiologia, o estudo teológico das missões na Igreja. Padre Pietro partilhou sua longa experiência missionária e apresentou o que vem sendo pensado e realizado neste campo em todas as partes do mundo. De uma forma especial, fez um retrospecto do campo missionário na América Latina. “A alma da Igreja é a missão. O padre diocesano e o leigo devem viver esse espírito missionário, como nos pediu a Conferência de Aparecida, em 2007”, afirmou.

Padre Pietro abordou as três dimensões da missão: a manutenção paroquial; a evangelização dos batizados; e a missão propriamente dita, a ad gentes, direcionada àqueles que nunca ouviram falar de Jesus Cristo. “Evangelizar é levar a Boa Nova a todas as parcelas da humanidade”, definiu o palestrante.

O curso foi enriquecido com trabalhos em grupo, plenárias e testemunhos dos cursistas. “A paróquia na qual estou é toda missionária. Os diversos grupos são orientados a irem em busca daqueles que se afastaram da comunidade, e também visitamos as 24 comunidades rurais que nos foram confiadas. Mesmo que eu tenha poucos meses como sacerdote, esse curso impulsionou ainda mais o meu fervor missionário”, disse padre João Barbosa, da diocese de Miracema.

Sacerdote missionário

Padre Pietro Facci é sacerdote italiano e está no Brasil há 23 anos. Missionário do PIME (Pontifício Instituto das Missões Exteriores), é mestre em Missiologia e editor da Revista Mundo e Missão.

 

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

X