Nossa Senhora de Natividade, padroeira do Tocantins

A palavra Natividade significa nascimento, significa que na Festa de Nossa Senhora de Natividade celebra-se o nascimento da mãe de Jesus, comemorado pela Igreja desde os anos 33. A santa é Padroeira do Tocantins.

Lembrando que a igreja vive o ano mariano, Dom Pedro Brito Guimarães, Arcebispo de Palmas, diz que "o Tocantins está muito bem servido, muito bem seguro e em boas mãos, nas mãos de Nossa Senhora".

O dia dedicado a Nossa Senhora da Natividade faz referência ao dia da Imaculada Conceição de Maria (8/12), período de gestação de Nossa Senhora no ventre de Santa Ana, sua mãe.

A imagem de Nossa Senhora da Natividade chegou ao Tocantins, no então norte Goiano, pelas mãos dos jesuítas, em 1735, primeiro à Vila de Nossa Senhora da Natividade, Mãe de Deus, que se tornou São Luiz e agora Natividade.

Segundo o Arcebispo, "é olhando para a mãe para a genitora, para a doadora da vida, que nós começamos a entender que está na hora da gente voltar às nossas origens, às nossas raízes colocar os pés no chão, o coração nesse Estado e o coração também e os olhos no céu, pedindo graças e bênçãos a cada um de nós para nos responsabilizamos mais uns pelos outros, cuidarmos mais uns dos outros, amarmos mais uns aos outros, perder mais tempo uns com os outros e nos interessar mais uns pelos outros".