A Arquidiocese de Palmas realiza nos dias 27, 28 e 29 de outubro, o II Congresso Jovem de Palmas. Um dos objetivos do encontro será comemorar o Dia Nacional da Juventude e preparar os jovens para o próximo Sínodo dos Bispos, que acontecerá no mês de outubro de 2018 e terá como tema: “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”. A primeira edição do evento contou com uma importante participação de jovens pertencentes às diferentes paróquias da cidade de Palmas.

O Congresso Jovem de Palmas teve sua primeira edição em 2016, como uma nova forma de comemorar o Dia Nacional da Juventude (DNJ), sendo importante conhecer um pouco da caminhada da Igreja relacionada à evangelização da juventude. O Dia Nacional da Juventude teve sua comemoração iniciada em 1985, no marco do Ano Internacional da Juventude, no qual a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil -  CNBB escolheu o quarto domingo do mês de outubro para comemorar este dia. Em 2017, a Igreja do Brasil celebra o 32º DNJ e na Igreja de Palmas o 25º DNJ.

De acordo com o Padre Juan Carlos, coordenador da Comissão Arquidiocesana da Juventude, o II Congresso Jovem terá três objetivos, o primeiro, comemorar sua própria história do DNJ como Igreja Particular de Palmas; o segundo objetivo será preparar os jovens como Igreja de Palmas para o próximo Sínodo dos Bispos que acontecerá no mês de outubro de 2018; e o terceiro e mais particular, será reunir todos os jovens da Arquidiocese. “A Comissão de Juventude da Arquidiocese de Palmas ao longo do ano acompanha as diferentes expressões juvenis da nossa Arquidiocese, seja organizando vigílias de oração, momentos de lazer e encontro, colaborando nos diversos eventos evangelizadores da juventude: retiros de carnaval, acampamentos, encontros de formação e também visitando regularmente os diferentes grupos de jovens das paróquias e comunidades”, explica Padre Juan.

O Congresso está aberto ao público em geral, entre eles, os jovens dos grupos das paróquias e comunidades, grupos de oração, catequizando na etapa da crisma, estudantes das diferentes escolas e faculdades de Palmas, ressaltando a participação dos jovens dos municípios do interior. Também são convidadas as comunidades de vida, movimentos, pastorais e congregações religiosas que trabalham na evangelização da juventude e na promoção vocacional. As inscrições são realizadas pelo site da Arquidiocese, no endereço eletrônico: www.arquidiocesedepalmas.org.br

O Padre Juan Carlos conta que, a Comissão de Juventude vem há muito tempo sonhando e trabalhando para que o II Congresso Jovem seja um momento de fraternidade, oração e comunhão entre as diferentes expressões juvenis da Arquidiocese. “Desejo que todos os jovens possam encontrar no evento o espaço para reconhecer que a Igreja de Palmas ama a juventude e faz uma opção efetiva e afetiva pela evangelização dos jovens. Espero que o evento contribua para estreitar e fortalecer, ainda mais, os laços de comunhão, fraternidade e amizade dos jovens entre si”, concluiu.