Após iniciar o Ano Pastoral, a Arquidiocese de Palmas disponibiliza à toda comunidade, o Plano de Ação Evangelizadora – PAE 2018 - Ano da Caridade. O PAE é um livro orientador, que nasceu para atender as necessidades da Igreja, sendo suas urgências, prioridades, eixo norteador e objetivos.

Através da Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, composta por representantes de todas as paróquias, comunidades e regiões, é definido como será realizado toda ação Pastoral e evangelizadora da Arquidiocese. Cada ano é estabelecida exigências e prioridades pastorais para o PAE, seguindo as mesmas estabelecidas pela Igreja do Brasil através da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB.

De acordo com a Irmã Maria Eugênia, integrante da equipe de Assessoria do Vicariato da Ação Pastoral, o PAE apresenta as linhas de ação que vão orientar as práticas pastorais, as metodologias e o cronograma a serem acolhidas e aplicadas pelas pastorais, movimentos e organismos da Arquidiocese.

Dentre os textos referenciais compostos no Plano, encontra-se de autoria do Arcebispo Metropolitano de Palmas, Dom Pedro Brito Guimarães, de natureza teológica bíblica pastoral. Os textos têm como finalidade animar a caminhada e envolver todas as forças vivas da igreja para o bom desempenho do testemunho, enquanto discípulos e discípulas de Jesus Cristo, nas comunidades eclesiais e também na sociedade.

Especialmente neste ano, o livro propõe que cada Fiel realize, em seu nível individual ou comunitário, um Retiro em cada mês do ano.
O livro está disponível para venda na Cúria, com a Irmã Kenya, custo de R$ 5,00.