O Padre Emérito Monsenhor Rui Cavalacante Barboza, 84 anos, deu entrada ao hospital Medical Center, na quinta feira, 18 de abril, devido a um mal estar sentido por ele durante a madrugada. Os primeiros socorros foram realizados e uma tomografia constatou um quadro de Acidente Vascular Cerebral (AVC) hemorrágico.

Ele foi transferido para o hospital Unimed, onde permanece até esta quarta, 24, e submetido a uma cirurgia, em seguida foi transferido para UTI.
No segundo dia após a cirurgia ele foi desentubado, já estava conversando e apresentou lucidez.  Inclusive se emocionou com a visita de seu irmão. No entanto, apresentou uma secreção no pulmão, que não permitia que ele deglutisse bem a saliva, fato que poderia evoluir para um quadro de pneumonia. Dessa forma os médicos decidiram sedar e entuba-lo novamente para melhorar sua respiração.

As últimas informações recebidas na tarde desta quarta, é que seu estado de saúde é grave. Ele se encontra em coma induzido por medicamentos. Necessita respirar por aparelhos e depende de medicamento para aumentar a pressão arterial. Além disso, estão utilizando antibióticos para infecção pulmonar (Pneumonia) e a alimentação sendo feita por sonda.

Atualmente ele estava afastado das suas funções na igreja devido a um início de Alzheimer.
A Diocese de Palmas continuará acompanhando o quadro de saúde do Sacerdote. Neste momento pedimos orações a todos. Rogamos para que Deus restabeleça a saúde do Monsenhor e que o guarde sob seu amor e cuidado.