Novos bispos são ordenados em Brasília

A arquidiocese de Brasília celebrou nesta quarta-feira (01º) a ordenação de dois novos bispos: o monsenhor Vicente Tavares, para auxiliar da arquidiocese da capital do Brasil e monsenhor Carlos Henrique Oliveira, nomeado bispo diocesano de Tocantinópolis (TO).

A notícia de ambas as nomeações foi divulgada pelo Papa Francisco no dia 19 de março deste ano, na Solenidade de São José.

A ordenação episcopal ocorreu na Catedral Metropolitana de Brasília e foi presidida pelo cardeal Dom Paulo César Costa e mais dois bispos co-consagrantes: o cardeal dom Sergio da Rocha, arcebispo de São Salvador da Bahia, Primaz do Brasil, e dom Waldemar Passini, bispo diocesano de Luziânia e presidente do regional Centro-Oeste da CNBB.

Grande parte do clero marcou presença na celebração, além de centenas de fiéis, leigos e religiosos. Também estiveram presentes membros do governo da capital.

Monsenhor Vicente é natural de João Pinheiro (MG), nascido em dia 21 de janeiro de 1972. Ele ingressou no Seminário Maior Arquidiocesano de Brasília em fevereiro do ano 2000 e foi ordenado sacerdote no dia 09 de dezembro de 2006.

Em 2016, padre Vicente foi transferido pelo cardeal Sergio da Rocha para ser o primeiro pároco da paróquia dos Sagrados Corações de Jesus e Maria, no Jardim Botânico (DF), onde permaneceu até janeiro de 2022. Ele também foi professor de ecumenismo no Seminário Maior Arquidiocesano de Brasília

Já monsenhor Carlos Henrique Silva Oliveira nasceu em 13 de agosto de 1972, em Brasília (DF). Cursou filosofia e teologia no Seminário Maior Arquidiocesano de Brasília entre 1995 e 2002. Foi ordenado presbítero em 07 de dezembro de 2002, na Catedral Metropolitana de Brasília.

Também foi padre missionário da Arquidiocese no projeto Missão Igreja em Roraima, onde serviu na cidade de Caracaraí (RR), vigário episcopal para a Promoção Humana e Obras Sociais da Arquidiocese de Brasília, entre outras atribuições.

O cardeal dom Paulo Cesar falou à Rádio Vaticano sobre a ordenação dos dois novos bispos, que vão ajudar no pastoreio da igreja do centro-oeste do país.

Fonte: Vatican News 

 

Posts Relacionados