ORIENTAÇÕES LITÚRGICO-PASTORAIS, EM TEMPO DE PANDEMIA

O Arcebispo Metropolitano de Palmas, Dom Pedro Brito Guimarães, publicou o documento com as orientações Litúrgico-pastorais em tempo de pandemia. O texto do documento pode ser conferido abaixo, e baixado no final do texto.
Tempo complexo este nosso: “teremos o março mais triste de nossas vidas” (Margarete Dalcomo). Nossa missão nesta crise pandêmica é consolar. E consolar significa “dar solo” às pessoas que estão desoladas e desconsoladas.
No consolo do Espírito, em observância ao decretado pela Prefeitura Municipal de Palmas, publicado no Diário Oficial de Palmas, Edição, n. 2.689, de março de 3 de 2021, no qual é determinado textualmente: “§ 2º “As missas, cultos, liturgias e celebrações de qualquer natureza deverão acontecer no formato online, a fim de evitar a aglomeração de pessoas, sem restrição de horário”, livremente determinamos, o quanto segue:
- Observar diligentemente o que está no Decreto, no tempo, no modo e na forma.
- E conforme já foi determinado, em 20/03/2020, as missas sejam celebradas nas Paróquias, sem a presença de muitas pessoas, somente com uma pequena Equipe de canto e de celebração e seguindo os conhecidos protocolos sanitários, amplamente divulgados: não aglomeração, distanciamento, higienização, máscara, álcool em gel, entre outros.
- Deixar as Igrejas abertas, no tempo estabelecido pelo Decreto, para que as pessoas possam rezar, no silêncio e no isolamento.
- Orientar os fiéis à comunhão espiritual, conforme ritual já seguido, em outras ocasiões.
- Trabalhar pastoralmente, sobretudo, neste tempo de vigência do Decreto, mais de forma remota ou virtual as ações litúrgicas que estavam previstas para serem presenciais.
- Respeitar os sentimentos de pessoas que não sentem seguros ou à vontade a virem e a servirem nas celebrações litúrgicas.
- Abrir espaços, canais e serviços de comunicações, por telefone ou por outros meios, com os fiéis da Paróquia, pelo padre ou por outras pessoas especializadas, para escutar, assistir e orientar as pessoas que precisarem de assistência religiosa. Pedimos cordialmente que não deixem de atender às pessoas em suas necessidades, materiais e espirituais, conforme está decretado: “em organizações religiosas para atendimentos individualizados previamente agendados” (Art. 1, § 1, n. XV).
- Utilizar os subsídios litúrgicos, produzidos pela CNBB, para as celebrações dominicais, em família. Estes subsídios são comumente postados, a partir de sextas-feiras, no site da CNBB. Neste caso, não apenas indicá-los, mas baixá-los e disponibilizá-los para quem desejar utilizá-los.
- Por fim, sem prejuízos espiritual e pastoral, aproveitar este tempo de deserto para descanso, leitura, meditação, oração e silêncio orante, voltando-se mais para o interior de cada um, do que para o mundo exterior.
A esperança é a arma dos vencedores. De esperança em esperança, continuemos cantando e rezando juntos: “Que o vento leva, que a chuva lave, que a alma brilhe e o coração acalme”, até que passe a tormenta.
Estas orientações são, sobretudo, para as Paróquias que estão domiciliadas no Município de Palmas.
Dom Pedro Brito Guimarães
Arcebispo de Palmas
Palmas, 4 de março de 2021
ORIENTAÇÕES LITÚRGICO-PASTORAIS, EM TEMPO DE PANDEMIA
Deixe o seu comentário