Padre Eduardo Zanom, da Catedral Divino Espírito Santo, foi um dos homenageados na Sessão Solene de 35 anos de instalação da Assembleia Legislativa do Estado, realizada no Plenário Antônio Pesconi, em 29 de fevereiro.
O sacerdote recebeu a comenda (medalha) da Ordem do Mérito Legislativo, premiação destinada a pessoas que são fundamentais para o desenvolvimento do Tocantins, sendo exemplos de admiração e gratidão da coletividade. Além do religioso, o governador do estado, a prefeita de Palmas e outras personalidades políticas, empresariais e artísticas também receberam o título.
A mais alta honraria concedida pela assembleia foi uma indicação do Deputado Estadual Júnior Geo (Podemos). O parlamentar explica que o trabalho desenvolvido pelo pároco tem feito história no estado, conquistando uma série de admiradores infantis.
“O Tocantins necessita muito de pessoas com empatia, que se envolvam e queiram fazer com que nossas crianças, de fato, cresçam no caminho certo. E essa é a vocação do Pe. Eduardo, ele literalmente encanta. Não é à toa que a Catedral vive lotada, porque é gostoso demais estar ali e ouvir as palavras dele. Por isso, não poderia ser outra pessoa, era o padre Eduardo que devia ser homenageado neste momento”, explicou Júnior Geo.
Em agradecimento, Pe. Eduardo reforça que o título recebido não é uma marca pessoal, mas um resultado direto da atuação dele como padre. “Esse reconhecimento é pela função social da Igreja, de promover o crescimento do da sociedade, a valorização do ser humano. Que essa comenda seja o impulso necessário para utilizar a vocação política do deputado e a minha vocação religiosa para seguirmos fazendo o bem”.
Ao anunciar que receberia a premiação, nos avisos da Missa do dia 25 de fevereiro, Pe. Eduardo já havia deixado claro o caráter coletivo da homenagem, ao lembrar que “ela simboliza o significado de uma Igreja viva e de uma comunidade atuante, notada pelo poder público”
Fonte: Pascom Catedral Divino Espírito Santo