Arquidiocese de Palmas

Papa Francisco aos leigos: Defendam a Família Natural e testemunhem a fé bíblica

VATICANO, 07 Ago. 15 / 01:17 pm (ACI).- O Papa Francisco fez uma enérgica defesa do matrimônio frente aos ataques de “poderosas forças culturais” e pediu aos leigos darem testemunho da “fé bíblica básica” e da família natural.

Através de uma carta enviada aos Cavaleiros de Colombo, por meio do seu Secretário de estado, Cardeal Pietro Parolin, o Pontífice assinalou: “enquanto a instituição do matrimônio está sendo atacada por poderosas forças culturais, os fiéis estão chamados a serem testemunha desta fé bíblica e da família natural, essencial à ordem sábia e justa da sociedade”.

No documento também aborda a necessidade de reafirmar o significado cristão do sacramento do matrimônio “no plano do Criador e como uma instituição natural, um acordo de amor e fidelidade entre um homem e uma mulher para toda a vida, que caminham juntos rumo à sua perfeição e santificação, para o futuro de nossa família humana”, ressaltou o Santo Padre.

Por outro lado, o Papa exortou os “católicos estadunidenses ao dever de contribuir para a defesa consciente daquelas liberdades sobre as quais essa nação se formou”.

O Santo Padre recorda que “a pedra angular é a liberdade religiosa, entendida não simplesmente como liberdade de culto que alguém escolheu, mas também das pessoas e instituições de falar e agir de acordo com aquilo que estabelece sua consciência”.

“Na medida em que esta liberdade for ameaçada por políticas públicas invasivas e influência crescente de uma cultura que coloca os interesses pessoais acima do bem comum, haverá mais necessidade de mobilizar as consciências de todos os cidadãos que, independente do partido ou crença, estão preocupados com o bem-estar geral da sociedade”, declarou o Pontífice.

O Papa acrescentou ainda que “a proteção da liberdade religiosa deve comprometer às consciências dos crentes à nível mundial como consequência aos ataques contra as comunidades minoritárias, em sua maioria cristãos, em diferentes partes do mundo”.

A partir destas afirmações, o Santo Padre enfrenta dois temas que são polêmicos em todo mundo e que serão protagonistas nos próximos meses durante sua viagem aos Estados Unidos para participar do Encontro Mundial das Famílias na Filadélfia, a ser realizado entre os dias 22 e 27 de setembro deste ano. Também visitará Washington DC e Nova Iorque.

Em seguida, entre os dias 4 e 25 de outubro, viria acontecer o Sínodo Ordinário dos Bispos sobre a Família com o tema “a vocação e a missão da família na Igreja e no mundo contemporâneo”.

 

Etiquetas: Papa FranciscoLeigosFamília

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

X