Arquidiocese de Palmas

Notícias Gerais › 10/03/2020

Papa Francisco é o líder mais popular do mundo

Foto: Reprodução/Internet

Mais uma vez, o Papa Francisco é o líder global mais popular e positivamente melhor avaliado entre as lideranças mundiais. É o que diz o levantamento sobre a avaliação de líderes mundiais realizado anualmente pela associação de organizações de pesquisa Gallup International.

A informação foi divulgada pelo correspondente do periódico espanhol ABC no Vaticano, Juan Vicente Boo, e publicada originalmente no semanário católico espanhol Alfa & Omega, na quinta-feira (05/03). Num cenário global, o sumo pontífice obteve 53% de opiniões favoráveis contra 23% de desfavoráveis, o que gera um saldo positivo de 30 pontos. No ano anterior, Papa Francisco contava com 51% de opiniões favoráveis, o que demonstra uma estabilidade e uma consolidação do pontificado e ações da maior liderança da Igreja Católica no mundo.

Além do Papa Francisco, a chanceler alemã Angela Merkel e o presidente francês Emmanuel Macron são os únicos que obtêm saldos positivos (utilizando a fórmula da opinião favorável menos opinião desfavorável). O levantamento foi realizado em 50 países de todo o mundo. Cerca de 50 mil pessoas foram entrevistadas, numa amostra representativa de mil pessoas por país, entre novembro e dezembro de 2019, pessoalmente, via telefone ou pela internet. A margem de erro é de 3% para mais e 5% para menos. O nível de confiança da pesquisa é de 95%.

Mais números

Paradoxalmente, o país que mais aprecia o Papa Francisco é ortodoxo: a Romênia, com 88% de opiniões favoráveis, seguido pelas Filipinas, Líbano, Colômbia e Itália. A Espanha é o décimo país que mais valoriza o sumo pontífice, com 71% de opiniões favoráveis. A simpatia pelo papa é notavelmente forte entre os maiores de 65 anos, com 86%, mas o equilíbrio positivo está em todas as faixas etárias, incluindo os mais jovens, entre 18 e 24 anos.
Mesmo em meio ao desafios recorrentes em todos os continentes, como as guerras civis, crises econômicas e desigualdades sociais é possível observar que o caráter humanitário, solidário e defensor da justiça social do Papa Francisco faz dele a liderança popular e mais querida no mundo.

Confira a Pesquisa na íntegra.

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

X