Papa Francisco emite carta abençoando Congresso Jubilar em comemoração aos 50 anos da Renovação Carismática Católica

Foto: RCCTO

Entre os dias 8 e 10 de novembro, a Arquidiocese de Palmas, através da Renovação Carismática Católica do Tocantins, realizou o Congresso Jubilar que marca os 50 anos da RCC no Brasil. O evento ocorreu no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues localizado na Área Verde da quadra 308 Sul, em Palmas – TO.

Com o tema “O amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Rm 5,5), o Congresso reuniu caravanas com fiéis de toda parte do Estado. A programação contou com pregações, oração e ainda o Congressinho para crianças e adolescente, que este ano foi uma novidade.

No sábado, 9, o arcebispo metropolitano de Palmas, Dom Pedro Brito Guimarães presidiu a Santa Missa, e durante a celebração chamou atenção para que seja evidenciado o corpo de Cristo nas festas da igreja. “Quando celebramos uma festa na igreja, estamos celebrando o Corpo de Cristo. Estamos dizendo que a nossa Igreja física e a Igreja povo de Deus é o Corpo de Cristo”, observou Dom Pedro.

Um acontecimento especial para todos os participantes do Congresso foi o recebimento de bênçãos enviadas diretamente do Vaticano, pelo Papa Francisco. O responsável pela coordenação do Congresso Estadual Jubilar do Tocantins, Hugo Victor escreveu uma carta ao Papa pedindo oração e benção sobre toda a preparação e expectava para realização do Congresso. A carta-resposta foi uma confirmação de esperança para continuar o louvou a Deus.

Leia na íntegra a carta do Papa Francisco ao Hugo e a todos os participantes do Congresso Estadual da Renovação Carismática Católica do Tocantins:

Por ocasião faz celebrações pelo Cinquentenário da Renovação Carismática Católica no Brasil, Sua Santidade, o Papa Francisco, de bom grado se associa aos louvores e ações de graças que os fiéis do Estado do Tocantins elevam à Santíssima Trindade, animando-lhes a responderem ao Evangelho com generosidade e coragem, conscientes de que os cristãos, pela graça de Deus, “se tornem templos do Espírito Santo, pedras vivas com que se constroem a igreja”, (Catecismo da Igreja Católica 1197), reavivamento o compromisso de transmitir aos outros essa alegria de ser filhos de Deus. Neste sentido, o Papa Francisco recorda as palavras pronunciadas durante a sua passagem pelo Brasil ao exortar-lhes a sentir: “a companhia de toda a igreja e também a comunhão dos Santos nesta missão. Quando enfrentamos juntos os desafios, então somos fortes, descobrimos recursos que não sabíamos que tínhamos” (Eucaristia conclusiva, 28/07/2013). Por isso, “não vos preocupeis com coisa alguma, mas, em toda ocasião, apresenta a Deus os vossos pedidos, em orações e súplicas, acompanhadas de ação de graças” (Flp4,6). Sim, “com toda sorte de preces e súplicas, orai constantemente no Espírito” (Ef 6,18). E, confirmando esses votos e preces, o Papa Francisco concede a todos uma benção apostólica, pedindo também que, por favor, não deixem de rezar por ele.

Vaticano, 16 de março de 2019

Com informações da Renovação Carismática Católica do Tocantins