Paróquia Nossa Senhora Aparecida acolhe novo pároco

Em Taquaralto, neste sábado (27), o padre José Ney Rodrigues se tornou o novo pároco responsável pela Paróquia Nossa Senhora Aparecida. A Santa Missa foi celebrada por Dom Pedro Brito Guimarães, Arcebispo Metropolitano de Palmas, com a participação de diversos padres da Arquidiocese.

O Rito de Posse iniciou com a entrega simbólica das chaves da paróquia, pelo Dom Pedro, ao novo pároco, padre José Ney. Logo em seguida, deu-se início a Celebração da Santa Missa com a leitura do documento de nomeação do novo responsável paroquial. Durante a homilia, Dom Pedro explicou a beleza da Liturgia Solene do Rito de Posse e como ela está ligada a missão que o padre irá viver daqui para frente.

“Porque além da gente falar, que é próprio das nossas celebrações, nós também simbolizamos aquilo que falamos. E tudo que nos fizermos aqui, diz respeito a missão da nossa Igreja. Nós precisamos crescer muito mais. Já temos esse compromisso, mas é preciso a gente crescer muito mais em todos os aspectos da nossa missão. (…) A nossa missão é nosso pão de cada dia. A nossa missão é nosso trabalho. Porque quando a gente não cuida bem da nossa missão, outros cuidarão da nossa missão. E nesse embate, nós perdemos potencialidade.” , explicou Dom Pedro.

A partir das leituras do dia, o Arcebispo reforçou a importância de abrirmos o coração para se deixar encher por Deus, por Sua Misericórdia, e deixar que Jesus, assim como na Sinagoga em Cafarnanum (Mc 1,21-28), possa fazer a purificação das almas, expulsar todo o mal, todos os demônios que afastam o coração de Deus. E cabe ao novo pároco falar ao coração dos paroquianos como Jesus ao ponto de aquecer o coração da cada fiel com a Misericórdia de Deus. “A liturgia que nós ouvimos hoje, ela é uma liturgia para a gente guardar no coração.”, pediu Dom Pedro.

Após todo o Rito, foi o momento do padre José Ney falar ao povo pela primeira vez como novo pároco. Ele começou agradecendo a todos que caminharam com ele até aquele momento, em especial aos membros da paróquia da qual ele veio, a São João Batista de Lago do Tocantins, que o acolheu e o ajudou a amadurecer. E nesta nova etapa, ele fez um pedido aos paroquianos de Nossa Senhora Aparecida:

“Assumo essa paróquia com alegria, de coração aberto, disposto a aprender e desejo de amar esse povo, e de servir a esse povo. Queridos paroquianos, quero lembra-los que o pároco sozinho não consegue nada. Já tô pedindo… se preparem. Portanto, quero contar com a colaboração de todos os fieis leigos, para alcançar o que Deus deseja para a nossa paróquia. A você que já atua na paróquia, nas pastorais, aceite o meu abraço fraterno e renove seu ‘sim’ a Deus e à Igreja. A você que anda afastado daqui, eu quero te convidar a abrir o coração e ouvir a voz de Deus, e voltar para fazer parte da Igreja. Coloque seus dons a serviço de Deus! Temos uma grande missão: terminar a casa da Mãe Aparecida.(…) Encontrei uma frase de Dom Luciano Mendes: ‘A alegria de servir será nossa maior recompensa’.  Sejamos uma comunidade alegre e que nada nem ninguém nos roube a alegria de ser de Deus.”, finalizou padre José Ney.