Nesta sexta-feira (16) , a Paróquia Santa Rita de Cássia, no Aureny I, recebeu o novo pároco, padre Reginaldo Albuquerque da Silva. A Santa Missa foi presidida pelo Arcebispo de Palmas, Dom Pedro Brito Guimarães, e concelebrada pelo novo pároco, além dos padres Paulo Frade, Jairon Bezerra e Pedro Henrique. Está é a 4° paróquia que padre Reginaldo Albuquerque assume como pároco e a última posse sequencial de novos párocos celebrada por Dom Pedro desde dezembro de 2023.
O Rito iniciou na frente da paróquia, onde reuniu todos os presentes e Dom Pedro entregou as chaves da Paróquia ao novo pároco. A partir desse momento, todos puderam entrar na paróquia para aguardar a procissão inicial da Santa Missa. Durante a homilia, Dom Pedro convidou para a reflexão sobre o tempo litúrgico que a Igreja vive: A Quaresma.
“É preciso que a gente tome consciência que estamos vivendo o tempo de preparação para a Páscoa, um caminho de retorno para Deus. O caminho da Quaresma é um caminho pra frente, mas que precisa fazer um retorno e mudar. Repita sempre essa oração: ‘Senhor, por mim morreste. Por mim morreste na Cruz’. Está é a Quaresma. Olharmos para Jesus e rezar. (…) Na quarta-feira de cinzas, já ouvimos o que devemos fazer e devemos fazer bem. A gente tem que melhorar aquilo que fazermos para Deus. Oração, jejum e a caridade. Esse é o nosso ministério. Se fizermos isso com sinceridade e clareza, estamos fazendo o caminho de volta para Deus. “, explicou Dom Pedro.
Após a homilia, seguiu-se o Rito de Posse com a Renovação dos Votos Sacerdotais, Profissão de Fé e Juramento de Fidelidade pronunciada pelo padre, a entrega das chaves do sacrário, entrega e benção dos objetos utilizados para o Batismo e entrega da estola roxa para a vivência do Sacramento da Confissão.
Ao final da Santa Missa, foi o momento para que o padre Reginaldo Albuquerque expressou aos paroquianos a alegria desta nova etapa e se apresentou. Ele agradeceu a Arquidiocese, na pessoa do Arcebispo, a confiança depositada e agradecer a presença dos padres presentes, em especial o padre Jairon Bezerra que esteve a frente da Paróquia anteriormente.
“Este é o momento de muita expectativa, de alta expectativa. Os psicólogos e especialistas dizem: ‘ Quem tem baixa expectativa, não espera retorno, não acredita e por isso, não investe e não se compromete.’ Então, digo eu, quanto maior for a nossa expectativa, maior será nosso investimento, nosso comprometimento e, consequentemente, nosso retorno. Nesse caso, a expectativa que nós estamos sentindo, uma mistura ate de curiosidade, ‘quem é ele, de onde veio’, a expetativa do novo de Deus, é algo muito bom. (…) podemos ainda lembrar que ter expectativas é esperançar, ou seja, juntar-se a outros em prol do bem dos outros. (..) Quero dizer que iniciamos hoje um caminho e somente Deus sabe como será. Quero sim fazer a minha parte e convido cada paroquiano a fazer comigo, juntos, unidos com Cristo e a Sua Igreja da qual Ele é a cabeça.”, pediu o novo pároco.