Paróquia São João Batista será dedicada no próximo dia 24

Após 15 anos de criação, a Paróquia São João Batista se prepara para viverem o rito de Dedicação da Igreja para o Culto Divino. O rito será celebrado durante a Santa Missa que será presidida por Dom Pedro Brito Guimarães, arcebispo de Palmas, durante a Solenidade de São João Batista (24). A Missa é aberta ao público e ocorre uma única vez na Igreja, o que torna ainda mais importante para todos os fiéis da Arquidiocese. A Paróquia fica localizada na Qd. 1106 (Arse 112), alameda 43, a partir das 19h30.

O Rito

Quando uma paróquia é construída e finalizada o processo da reforma, o Bispo local realiza a celebração da Santa Missa com o Rito de “Dedicação”, que também pode ser traduzida como “Consagração”, “Sagração” ou “Inauguração”. Toda Igreja católica é dedicada por excelência à Santíssima Trindade, a Jesus Cristo, ao Espírito Santo, Virgem Maria, aos Santos Anjos e aos santos que estão descritos no documento “Martirológio Romano”. O Rito provém da tradição realizada desde os tempos mais antigos, sendo descrita na Bíblia no Antigo Testamento. A Liturgia deste momento é rica em detalhes e significados, sendo assim uma catequese para todos que estiverem presentes. Durante a dedicação ocorre aspersão da água benta, unção do altar e das paredes da Igreja, incensação, se tiver relíquias na Paróquia, também serão depositadas neste momento. Além da própria Santa Missa com a Liturgia da Palavra e Eucarística.

Como forma de preparar os fiéis para esse momento, o pároco Carlos Bertozo está preperando uma série de vídeos explicando o passo a passo do Rito e a importância de cada momento. Confira o primeiro episódio disponível no Instagram e no Youtube da Paróquia.