Posse Canônica De Dom Carlos Henrique Em Tocantinópolis

No último sábado (25), ocorreu a Santa Missa e Posse Canônica de Dom Carlos Henrique como 5° bispo diocesano de Tocantinópolis. A Santa Missa iniciou com a presidência de Dom Pedro Brito Guimarães, Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Palmas e Presidente do Regional Norte III (CNBB). Logo após a leitura da Bula de Nomeação, Dom Pedro entregou a Dom Carlos o Báculo e a Cátedra, tomando assim, oficialmente, posse como bispo Diocesano.

Ainda nos ritos iniciais, o revmo. Pe. Gilvan (Paróquia São Francisco de Assis, Axixá-TO) fez um pronunciamento de saudação ao novo bispo em nome do clero diocesano. A Ir. Cecília, representou os religiosos e religiosas da diocese e a paroquiana Vivian, em nome dos cristãos leigos e leigas.
Em sua homilia, Dom Carlos Henrique ressaltou a importância de estarmos ligados ao mistério de Deus-Amor e Deus-Comunhão. Disse o bispo: “Contemplemos Deus comunidade de Amor, olhemos com admiração, espanto e encanto o Mistério de Deus e nos alegremos, pois neste mistério fomos inseridos pela graça do Sacramento do Batismo. Fomos batizados em Nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo; esse mistério não é simples rito, envolve a nossa vida e a nossa existência”. No final de sua homília, Dom Carlos dirigiu-se especialmente a todo o clero e o povo de Deus de Tocantinópolis convocando: “Vamos fazer resplandecer a Beleza da Santíssima Trindade Comunidade de Amor, experimentando a Alegria da Salvação que vem de Deus, sendo homens e mulheres que cultivam o amor, a solidariedade, a comunhão, o diálogo, a misericórdia e o perdão. Que sejamos discípulos missionários de Nosso Senhor Jesus Cristo.”
Representantes do poder público como o prefeito de Tocantinópolis, Paulo Gomes e o Deputado Estadual Fabion Gomes, também estiveram presentes e fizeram a saudação ao novo Bispo.

Uma grande quantidade de padres, Bispos do Regional Norte III, do Regional Nordeste V, O Cardeal Arcebispo de Brasília, Dom Paulo Cezar, e Dom Denilson, Bispo-Auxiliar de Brasília se fizeram presentes na Celebração.

Fonte: Diocese de Tocantinópolis

Posts Relacionados