Quaresma é tempo de reflexão e penitência

A celebração da quarta-feira de Cinzas abre amanhã o período guardado pela Igreja Católica conhecido como Quaresma – 40 dias que antecedem a ressureição de Jesus Cristo comemorado na Páscoa, este ano em 4 de abril. Todas as paróquias da Arquidiocese de Palmas terão a celebração das Cinzas às 19h30 de amanhã. Haverá uma programação especial na Paróquia São José com missa presidida pelo bispo de Miracema Dom Philip Dickmans. A Casa de Maria, na Capital, terá celebração de hora em hora a partir das 6 horas.

Conforme o padre Paulo Cristiano Luz Frade, membro do Colégio de Consultores da arquidiocese, a celebração de Cinzas dá abertura ao tempo quaresmal, época em que os católicos fazem penitências como jejum e abstinência. Segundo padre Cristiano, são vários os fiéis que se abstém de comer carne vermelha na Quaresma. "Tem cristãos que deixam de comer doce, tomar refrigerante. Cada um sabe qual é a sua deficiência e aproveita o período para refletir".

"É na missa de Cinzas que iniciamos o tempo de penitência e reflexão. As cinzas nos recordam que somos pó e ao pó voltaremos. Que sem Deus não somos nada. Sozinho não damos conta, precisamos de Deus", afirma o padre Márcio Ferdinando, pároco da Igreja São Judas Tadeu, na Capital. Ele acrescenta que é época de silenciar o coração através do jejum.