Quarta-Feira de Cinzas inicia as Estações Quaresmais na Arquidiocese

Dom Pedro Brito Guimarães iniciou as Estações Quaresmais deste ano de 2012 na Casa de Maria Rainha da Paz, em Palmas, nesta Quarta-Feira de Cinzas. A celebração contou com a presença maciça dos fieis da Arquidiocese, que receberam a imposição das cinzas durante a missa.

O arcebispo afirmou, em sua homilia, que “a quaresma nos leva a melhorar nosso relacionamento em três vertentes: com Deus, através da oração; com o próximo, através da caridade; e conosco mesmo, através do jejum”.

Na ocasião, foi apresentado oficialmente o novo reitor da Casa de Maria, padre Eduardo Augusto Zanom, juntamente com a nova equipe diretiva. Ao final da celebração o arcebispo também foi homenageado pelo seu aniversário de 58 anos.

As Estações Quaresmais

Ao longo destes 40 dias de Quaresma, o arcebispo Dom Pedro fará visitas pastorais às diversas realidades e paróquias da Arquidiocese de Palmas. Estas visitas chamam-se estações quaresmais. “A Quaresma também é tempo de ir ao encontro do próximo. O arcebispo realiza estas estações para dar o exemplo a todos”, disse Dom Pedro.

A Quaresma

O percurso litúrgico que se inicia na Quarta-Feira de Cinzas e termina nas vésperas do Tríduo Pascal chama-se Quaresma. Nestes 40 dias, a Igreja propõe a todos os fieis um itinerário de conversão, jejum, oração, caridade e penitência. O objetivo destas práticas é preparar o fiel para celebrar bem a Páscoa da Ressurreição de Cristo, a principal solenidade da Igreja Católica.