Arquidiocese de Palmas

Sem categoria › 25/09/2020

Regional Norte 3 apresenta Novena de Natal em Família 2020

 

Regional Norte 3 apresenta a primeira publicação própria, a Novena de Natal em Família.

A Novena de Natal, em Família 2020, que chegará a milhares de fiéis do Regional Norte 3 da CNBB, tem como tema: “Isto vos servirá de sinal: um recém-nascido envolto em faixas e deitado numa manjedoura” (Lc 2,12).

A obra, composta por 64 páginas, é a primeira Novena de Natal, escrita pelo Regional Norte 3. É de autoria de Dom Pedro Brito Guimarães, Arcebispo de Palmas e Presidente do Regional, com a supervisão dos Bispos e membros do Conselho Regional de Pastoral, do Regional.
Para marcar a regionalidade da Novena de Natal, a publicação traz como destaque de capa, a imagem do Menino Jesus, envolto em um a manjedoura, de Capim Dourado, um dos principais elementos de identificação do Tocantins.

Na mensagem de apresentação, Dom Pedro ressalta, com emoção, a importância deste momento, chamado por ele de “genuinamente nosso”. “É com grande alegria, grande emoção e profunda gratidão, que entregamos a você e sua família esta Novena de Natal, em Família. E a nossa alegria é ainda maior porque esta é a primeira Novena, genuinamente nossa, que traz a marca do Regional Norte 3. Nos comércios de artigos religiosos você poderá encontrar outras Novenas talvez mais bem elaboradas e melhor produzidas e até mais baratas. Nenhuma, no entanto, é nossa como esta é nossa: é da nossa terra, fala a nossa língua, respeita a nossa sensibilidade, nossa forma de rezar e de nos preparar para o Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo”.

Na sequência, o arcebispo nos convida a entrar nos segredos e nos mistérios da Gruta de Belém, em uma alusão à relação de Jesus com a natureza. “A relação de Jesus com a natureza é quase “umbilical”. Ele nasceu no seio da terra, em uma gruta virgem, que ainda não havia passado pela manipulação humana. As grutas são o seio da terra. Elas guardam e revelam segredos e mistérios. Elas não têm portas e janelas. Qualquer um pode ter acesso aos seus interiores. Geralmente são ambientes sem defesas. Ao mesmo tempo, as grutas simbolizam os nossos desejos de retornar ao ventre materno. Na gruta de Belém, Jesus desce às profundezas da existência humana. Louca aventura amorosa de Deus. Sem cerimônia, foi acessada por anjos, pastores, magos, reis e animais. E é também acessado por nós. É que as portas de Jesus estão sempre abertas. Pelas fendas de uma Gruta entrou no mundo o Salvador. No encontro com o Menino de Belém tudo é aceito e acolhido, tudo encontra seu lugar. Nada é rejeitado: o sujo e o que não conta, o desprezível, o mal olhado, todos perdem seu aspecto desagradável e se ungem de calor e suavidade. Tudo fica transformado pela irradiação da luz que emerge a partir de dentro; há muito mais dignidade e beleza onde sequer poderíamos imaginar”.

Os bispos do Regional também participam desta Novena de Natal, em família, com suas belas mensagens de Natal. São palavras de esperança, renovação, amor e fé dos Bispos do Regional 3. Vale a pena lê-las. Elas enriquecem muito esta Novena de Natal.

O Santo Padre, Papa Francisco, também está presente na publicação trazendo uma mensagem especial de amor e fraternidade. “Como os pastores, os primeiros que acorreram à gruta, ficamos maravilhados com o sinal que Deus nos deu: “Um Menino envolto em panos e deitado numa manjedoura”. Em silêncio, ajoelhemos e O adoremos! O que aquele Menino, que nasceu para nós, da Virgem Maria, quer nos dizer neste dia? Qual a sua mensagem universal?” “Ele nos diz que Deus é um bom Pai e nós somos todos irmãos. Esta verdade está na base da visão cristã da humanidade. Sem a fraternidade que Jesus Cristo nos concedeu, os nossos esforços por um mundo mais justo não têm sentido e até os nossos melhores projetos correm o risco de se tornar sem alma”, escreve o Papa Francisco.

Orientações

Na Novena de Natal, em Família, Dom Pedro apresenta ainda todo um roteiro orientativo, bem prático, para os noves encontros propostos, com orações, cânticos, ladainhas e as “Antífonas do Ó. A cada dia da Novena, seja no modo presencial ou virtual, um tema diferente é proposto para reflexão.
“Não sabemos se quando a Novena de Natal, em família for realizada, a pandemia já tenha passado. É preciso então que a família decida se vai reunir somente com os membros que moram na mesma casa ou se vai convidar outras famílias. Em todo caso, é sempre bom respeitar as orientações sanitárias e os decretos municipais de não aglomeração, higienização das mãos, dos objetos e dos espaços celebrativos e usar máscaras, se ainda for necessário. Se em casa, escolher ainda um local acolhedor, higienizado e arejado, prepará-lo, com dedicação e criar um clima orante. E o mais importante é rezar em família”, diz dom Pedro.

Perfil do Regional Norte 3

O Regional Norte 3 é formado por sete Dioceses: cinco no Estado do Tocantins, uma no Estado do Mato Grosso e outra do Estado do Pará. São eles:  Dom Pedro Brito Guimarães, arcebispo de Palmas; Dom Romualdo Matias Kujawski, bispo Diocesano de Porto Nacional; Dom Dominique You, bispo de Conceição do Araguaia (PA); Dom Adriano Ciocca Vasino, bispo Prelado de São Félix do Araguaia; Dom Philip Dickmans, bispo de Miracema do Tocantins; Dom Wellington de Queiroz Vieira, bispo de Cristalândia; Dom Giovane Pereira de Melo Bispo de Tocantinópolis.

O Regional Norte 3 possui sua sede em Palmas na ARSE 13, Alameda 2, Lote AI 6-A – Palmas – TO. Lembrado de que um Regional não é uma superdiocese, mas uma instância de colegialidade e de colaboração pastoral; não possui uma estrutura de poder, e sim a de organismo vivo de comunhão e de serviço pastoral. A missão de um Regional é o cuidado pastoral de uma determinada região, através da ajuda missionária entre os bispos das dioceses, de modo que o povo esteja mais próximo da Igreja e a Igreja mais próxima do povo.

Como adquirir a Novena de Natal

A Novena de Natal, em Família, assim como um encarte para porta já estão disponíveis para compra. Para mais informações entre em contato pelo telefone (63) 99941926, com Padre Heldeir, ou pelo e-mail: norte3cnbb@gmail.com.

Fonte: Pascom Arquidiocesana

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

X