Regional Norte 3 é oficialmente instalado

Uma igreja corajosa, missionária e que sirva melhor. Foram esses os principais direcionamentos apontados pelo presidente do Regional Norte 3, Dom Philip Dickmans, durante missa de instalação em Palmas, no último dia 07. O Regional Norte 3 é o mais novo regional da CNBB, aprovado pela 51ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, realizada em abril na cidade de Aparecida/SP.

A missa de instalação aconteceu no Centro de Evangelização Casa de Maria Rainha da Paz, na Capital do Tocantins, Palmas. Na homilia, Dom Philip, que é bispo da Diocese de Miracema do Tocantins, também enfatizou que o novo regional deve ser “uma igreja alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia, pois elas nos levam à missão”. Ele relembrou os discursos do Papa Francisco no Brasil e reforçou que o Regional Norte 3 deve viver a “cultura do encontro”.

Um vídeo foi exibido e a acolhida foi feita pelo arcebispo de Palmas, Dom Pedro Brito Guimarães. Também participaram da solenidade: dom Giovane Pereira de Melo, da diocese de Tocantinópolis (TO); dom Romualdo Matias Kujawski, da diocese de Porto Nacional (TO); dom Rodolfo Luís Weber, da prelazia de Cristalândia (TO); dom Washington Cruz, arcebispo de Goiânia (GO); dom José Luís Majella Delgado, da diocese de Jataí (GO) e presidente do Regional Centro-Oeste da CNBB e, dom Sérgio da Rocha, arcebispo de Brasília (DF), no ato representando o presidente da CNBB, o cardeal e arcebispo de Aparecida (SP), Dom Raymundo Damasceno Assis.

Um trecho da ata da 51ª Assembleia Geral também foi lido diante dos fiéis. Conforme a ata, a criação do regional recebeu 264 favoráveis e apenas 03 desfavoráveis. Como uma das justificativas para a criação do regional, os bispos do Tocantins apresentaram à CNBB argumentos sobre as distâncias físicas e pastorais da Sub-Região Pastoral de Tocantins em relação às capitais Goiânia e Brasília, que muitas vezes inviabiliza a participação da comunidade.

MISSÃO
Na tentativa de buscar caminhos para os trabalhos missionários do novo regional, o estado do Tocantins sediará em outubro o 1º Congresso Missionário. O congresso acontecerá na cidade de Guaraí, na Diocese de Miracema, nos dias 19 a 20 de outubro.

O Regional Norte III
O território Regional Norte III é constituído pelo Estado do Tocantins, com a extensão territorial de 277.620,858 Km², e formado por 139 municípios do Tocantins e mais sete municípios do Estado de Goiás, somando uma população de aproximadamente 1.500.453 habitantes.

É composto pela arquidiocese de Palmas, pelas dioceses de Porto Nacional, Tocantinópolis e Miracema e pela prelazia de Cristalândia. Tem como presidente dom Philip Dickmans (diocese de Miracema), vice-presidente dom Romualdo Kujawski (diocese de Porto Nacional) e secretário dom Rodolfo Weber (prelazia de Cristalândia).

Possui 178 paróquias, contando com as presenças de 183 padres diocesanos, 30 religiosos, 33 diáconos permanentes, 101 religiosas, 15 Novas Comunidades e centenas de leigos e leigas, membros das pastorais, dos movimentos, dos organismos e dos serviços eclesiais. E possui ainda um Seminário que acolhe atualmente cerca 45 seminaristas, de Filosofia e de Teologia, e um Tribunal Eclesiástico.

Veja mais fotos no facebook do Regional Norte 3: Instalação do Regional Norte 3

Por Ana Mariana Araújo, Pascom Arquidiocese de Palmas