Seminário Interdiocesano retoma suas atividades acadêmicas

Na quinta-feira, dia 23, o Seminário Interdiocesano do Divino Espírito Santo retomou suas atividades acadêmicas com a celebração da Santa Missa e aula inaugural, com a presença de três bispos, 11 padres, 57 seminaristas diocesanos e nove seminaristas da comunidade Obra de Maria.

A Santa Missa foi presidida por Dom Rodolfo Weber, bispo da prelazia de Cristalândia. “O evangelho nos coloca numa atitude de movimento. Se colocar sempre na posição de quem ensina contraria o espírito cristão, pois como nos diz o Documento de Aparecida, seremos sempre discípulos”, afirmou o prelado em sua homilia. Ele ainda fez uma dinâmica com cristais, pedras, areia e água, para indicar o grau de importância que os seminaristas devem dar às diversas realidades de suas vidas. “Os cristais são as cinco dimensões da formação: humano-afetiva, espiritual, comunitária, pastoral-missionária e intelectual. Elas devem ser colocadas em primeiro lugar”, disse dom Rodolfo.

Ainda na celebração, houve a profissão de fé e juramento de fidelidade de todos os professores e equipe formativa do Seminário, que passa a ser liderada por padre José Carlos (reitor), padre Rondinelli Brum (vice-reitor), padre Alfredo (diretor espiritual), padre Eduardo Zanom (diretor acadêmico) e padre Jairo Barbosa (diretor pedagógico).

Aula inaugural

Após a celebração, a aula inaugural do Instituto Mater Dei foi proferida pela professora Clarete Itoz, diretora da Faculdade Católica do Tocantins (FACTO). Ela expôs a missão e os desafios da FACTO, e reafirmou a parceria deste centro de ensino com a arquidiocese de Palmas e toda a Igreja do Tocantins.