Seminário Propedêutico comemora 25 anos de implantação com novena e festa junina

Para comemorar os 25 anos de existência do Centro Vocacional São João Paulo II – Seminário Propedêutico, aconteceu neste sábado, 18, uma missa no sétimo dia da novena a São Luiz Gonzaga e uma noite de quermesse com comidas típicas e dance junina, no Centro Educacional de Atendimento Especializado Márcia Dias Costa Nunes.

Durante a Missa, celebrada por Dom Pedro Brito Guimarães, o Arcebispo falou sobre o vocação à luz da liturgia do dia. Conforme Dom Pedro, oração é a chave, ela é a salvação, onde começa a vocação. “Vocação é a gente ter intimidade com Deus, é a gente ter comunicação com Deus, qualquer um de nós se rezarmos estamos realizando nossa vocação. A liturgia de hoje tem uma definição muito bonita de vocação, principalmente no salmo, “a minha alma tem sede de Deus, como a terra sedenta e sem água”, para mim, é a melhor definição de vocação”. E continuou, “vocação eu tenho se eu tenho sede de Deus, quem tem sede de Deus tem uma vocação é um vocacionado, não necessariamente precisa ser padre, diácono, bispo, é outra vocação, a vocação primária existencial”, explicou o Arcebispo.

O Seminário está atualmente sob a direção do Padre José Fernandes, onde boa parte dos sacerdotes de Palmas receberam seu discernimento vocacional. “Celebrar os 25 anos do Centro Vocacional é uma grande alegria porque é um verdadeiro celeiro de vocações. Por aqui já se passaram mais de 200 jovens e muitos permaneceram na caminhada, outros discerniram e seguiram outro caminho, vivendo em um estado de vida diferente do sacerdócio e da vida religiosa consagrada, mas que continuaram a caminhada de fé sendo bons cristãos e isso é gratificante, é a gente perceber que conseguiu contribuir para a formação de pessoas e essas pessoas hoje servem às comunidades e dão um bom testemunho daquilo que receberam da formação. Motivo também de muita gratidão por aqueles que nos precederam recordo do Padre Romualdo, hoje Dom Romualdo, bispo de Porto Nacional que foi reitor também do Centro, do padre Lídio, Padre Waldeon, e Padre Sérgio”, declarou o atual Reitor.

A Quermesse contou com a participação de várias paróquias da Arquidiocese cada uma responsável pela venda de comidas típicas. Quem participou também se animou ao som de música e a apresentação da quadrilha junina da Comunidade Shalom.

Programa Hora da Ave Maria

Segunda