Arquidiocese de Palmas

Sexo entre homens é a maior causa de contágio da AIDS na Europa, indica OMS

ESTOCOLMO, 01 Dez. 15 / 11:50 am (ACI/EWTN Noticias).- A Organização Mundial da Saúde (OMS) advertiu que a Europa registra o maior número de novos casos do HIV em sua história e informou que as relações sexuais entre homens é a principal forma de transmissão desta doença na União Europeia e no Espaço Econômico Europeu.

“Apesar dos programas específicos de prevenção em muitos países europeus, o sexo entre homens ainda é o modo predominante de transmissão do HIV na União Europeia e o Espaço Econômico Europeu”, destacou a OMS em seu artigo intitulado “O número mais alto de novos casos do HIV em sua história”, publicado em 26 de novembro, dias antes do Dia Mundial de Luta Contra aAIDS, celebrado a cada 1º de dezembro.

O comunicado da OMS faz menção à sua investigação litográfica Vigilância do HIV/AIDS na Europa em 2014.

Andrea Ammon, diretora do Centro Europeu para a Prevenção e Controle de Doenças (ECDC, na sigla em inglês), indicou: “Os diagnósticos do HIV entre homens que praticam sexo com homens foram crescendo com uma taxa alarmante, de 30 % em 2005 aos 42% em 2014, com aumentos em quase todos, menos em seis países da União Europeia e do Espaço Econômico Europeu”.

 

Em ambas as regiões, as transmissões do HIV entre heterossexuais diminuíram cerca de 40% durante os últimos 10 anos.

Nesse mesmo período, o número de pessoas contagiadas pelo vírus através de injeção de drogas diminuiu em aproximadamente 44%.

Por sua parte, a Dra. Zsuzsanna Jakab, diretora regional para a Europa da OMS, lamentou que “apesar de todos os esforços para lutar contra o HIV, durante este ano a região europeia ultrapassou 142 mil novas infecções do HIV, o número mais alto de sua história”.

“Esta é uma grave preocupação”, advertiu.

“Com toda a evidência sobre prevenção e controle do HIV, inclusive novos procedimentos de tratamento, pedimos aos países europeus que tomem medidas audazes e controlem a epidemia do HIV de uma vez por todas”, exortou Jakab.

Confira ainda:

Dia Mundial de luta contra a AIDS, ocasião de rezar por todos os que sofrem com a doença

http://www.acidigital.com/noticias/dia-mundial-de-luta-contra-a-aids-ocasiao-de-rezar-por-todos-os-que-sofrem-com-a-doenca-76006/

Etiquetas: EuropahomossexuaisHIV/AIDSDia Mundial de luta contra a AIDShomossexualidadeAIDS

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

X