Tem início nesta quarta-feira em Aparecida a 61ª Assembleia Geral da CNBB

O tema central desta 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispo do Brasil, com a presença de mais de 400 bispos, é “a realidade da Igreja no Brasil e a atualização de suas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora. Três os temas prioritários: Sínodo dos Bispos 2021-2024; Jubileu 2025; e Juventude. Também serão tratados assuntos em razão da previsão estatutária da Conferência (Doutrina da Fé, Liturgia, Relatório do anual da presidência, relatório econômico, Textos Litúrgicos – CETEL).

Bispos do Regional Norte 3 da CNBB.

Este ano, durante a reflexão sobre o tema central, os bispos do Brasil viverão a experiência do processo do Sínodo sobre a Sinodalidade conhecida como “conversação espiritual”, a dinâmica também é denominada “diálogo no Espírito”, com a organização das mesas sinodais.

Outros 18 temas e informes diversos constam da programação da assembleia dos bispos: Análise de Conjuntura Social e Eclesial, Gestão, Inteligência Artificial, Conselho Episcopal Latino Americano e Caribenho, Comissão Comunhão e Partilha, Colégio Pio Brasileiro, Comissão Episcopal para Ação Missionária e Cooperação Intereclesial e o projeto Igrejas Irmãs, Ministérios Laicais, Estatuto e Regimento da CNBB, Comissão para a Causa dos Santos, Comissão Especial para a Amazônia, Congresso Missionário Nacional, Acordo Brasil-Santa Sé, COP 30, Comissão Especial para os Bispos Eméritos, Eleições Municipais, Campanhas e Organismos do Povo de Deus.

O bispo de Dori em Burquina Faso, dom Laurent Dabiré, dará testemunho sobre a realidade da Igreja em seu país.

A Assembleia emitirá ainda quatro mensagens: ao Papa, ao prefeito do Dicastério para os Bispos, ao povo brasileiro e ao povo católico.

Celebrações e retiro

Foto: CNBB

Todos os dias, no Santuário Nacional, às 7hh30, os bispos participarão das celebrações eucarísticas da 61ª AG CNBB. Haverá também uma celebração penitencial no dia 11 de abril.

Diferente das edições anteriores, o retiro dos bispos terá inicio na tarde desta quarta-feira, após a abertura oficial dos trabalhos. O retiro que este ano é conduzido pelo secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin se conclui na tarde desta quinta-feira.

No sábado, dia 13, às 18h, os bispos rezam o terço no Santuário. Haverá também uma celebração penitencial no dia 11 de abril e uma inter-religiosa no dia 17.

O encontro do episcopado brasileiro além do tema central terá temas referentes à evangelização no Brasil e à vida da CNBB, uma das três maiores conferências episcopais do mundo. O número de bispos no país é de 482, dos quais 316 estão no exercício do governo pastoral de uma Igreja Particular (dioceses e arquidioceses) e outros 166 são bispos eméritos.

Fonte: Vatican News

Foto da Capa: CNBB