Tribunal do Regional Norte III é inaugurado

Nesta terça-feira, 07, às 16h, foi inaugurado o Tribunal Eclesiástico Interdiocesano de Palmas, uma estrutura do recém-criado Regional Norte III, na sede do próprio organismo (504 Norte, em Palmas).

O evento contou com a presença dos cinco bispos das dioceses que compõem o Regional Norte III (arquidiocese de Palmas; dioceses de Miracema, Porto Nacional e Tocantinópolis; e prelazia de Cristalândia), além do bispo prelado emérito Dom Heriberto Hermes. Autoridades civis também se fizeram presentes na abertura do Tribunal, como a diretora da Faculdade Católica do Tocantins, professora mestre Clarete de Itoz.

Em seu discurso de abertura, o moderador do Tribunal, Dom Philip Dickmans, bispo da diocese de Miracema, mencionou o desafio de atuar em uma estrutura como esta. “Certamente é uma grande responsabilidade, no entanto, não devemos temer os desafios pastorais que se apresentam a nós”, afirmou o bispo.

Padre Carlos Rodrigo Euzébio Bertozo, vigário judicial e presidente do Tribunal, lembrou em seu discurso a relação entre a caridade e a verdade, lema do órgão. “Não esqueçamos de que a verdade sem a caridade não constrói, mas destrói. Por isso o nosso lema: caritas in veritate”, disse o presidente.

A cerimônia foi encerrada com a bênção das dependências do Tribunal, ministrada por Dom Pedro Brito Guimarães, arcebispo metropolitano de Palmas.

O Tribunal

O Tribunal Eclesiástico Interdiocesano de Palmas têm a missão de aplicar e distribuir a justiça eclesiástica em vista da “salus animarum” (salvação das almas). É formado por uma equipe de 14 peritos das mais diversas áreas, como Direito, Administração e Psicologia.

Leia o discurso do presidente do Tribunal: Discurso

Vejas as fotos no facebook da Arquidiocese: Abertura do Ano Judiciário