Arquidiocese de Palmas

Vicentinos realizam 1ª formação de 2011

Com o lema: “Formar-se bem para servir melhor” a Diretoria do Conselho Central de Palmas da Sociedade de São Vicente de Paulo – SSVP, através da coordenação da ECAFO – Escola de Formação Antonio Frederico Ozanan, realizou, no domingo, dia 27 de março a primeira Formação vicentina do ano de 2011. As atividades realizaram-se na Matriz da Paróquia São Cristovão, no período da 7 às 13 horas.

Na Formação o tema abordado foi o do Módulo IV da ECAFO Nacional: Doutrina Social da Igreja Católica – O Vicentino e a justiça social. Os organizadores pretendiam que todos conhecessem e compreendessem ainda mais como nossa Igreja nos ensina sobre as raízes da fome na sociedade, conforme necessidade presente no texto da Regra Vicentina que afirma: “é preciso ir às raízes da miséria”.

O tema da Formação foi: Mudar para transformar, conforme definição do Conselho Nacional acolhido em Assembléia Nacional para o ano de 2011. Na pauta das atividades o fazer vicentino foi problematizado: Estamos atuando em prol da mudança de estruturas das famílias e sobre a mudança de nossas próprias estruturas, ou não? Os participantes foram convidados a iniciar uma reflexão sobre o trabalho que realizam junto às famílias assistidas.

“Mudanças de estruturas são necessárias. Mudanças em nossa estrutura: vamos discutir o trabalho que fazemos, os resultados que estamos construindo”, afirmam os Vicentinos no texto da Programação da ECAFO.

O texto ainda afirma que “o desenvolvimento do tema propiciará a compreensão da importância do trabalho vicentino na promoção da dignidade humana e no chamado ao poder público em assumir suas responsabilidades. O trabalho vicentino não pode ter um caráter assistencialista e de substituição de direitos humanos que cabe ao Estado, ao poder público garantir a todos.”

Os associados da SSVP, funcionários e voluntários foram convidados a viver essa partilha de saberes em vista do fortalecimento da organização vicentina e da propagação do Reino de Deus. Compareceram 35 pessoas provenientes de 07 Conferências Vicentinas da cidade de Palmas.

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.

X