Voluntários Católicos participam de curso de capacitação no HGP

O Setor de Humanização do Hospital Geral de Palmas – HGP, promoveu na manhã do último sábado (28), no auditório da instituição, o segundo curso de capacitação/2010 para mais de setenta voluntários, no intuito de melhorar a qualidade das visitas de apoio aos pacientes.

Além de orientações e técnicas de abordagem e percepção do estado emocional do paciente, o curso abordou as várias motivações do voluntariado e a prevenção de infecção hospitalar. Entre os voluntários, em sua maioria oriunda de movimentos e ministérios de várias denominações religiosas, estavam quinze membros da Igreja Católica da Arquidiocese de Palmas.

Desde 2004 a pedido do então Arcebispo de Palmas, Dom Alberto Taveira, a Comunidade Católica Sementes do Verbo trabalha em parceria com o Setor de Humanização, realizando visitação religiosa aos pacientes de todas as alas do HGP. “Mais importante que levar uma denominação religiosa ao paciente, é a decisão pessoal do voluntário de ir ao seu encontro em uma profunda atitude de escuta e acolhimento”, ressaltou Irmã Izabel, responsável da missão Sementes do Verbo no hospital.

"No começo realmente eu não compreendia o sentido da Igreja aqui dentro, mas ao começar a trabalhar no setor de humanização pude perceber o valor do trabalho dela junto ao paciente", revelou Cleide Mazotti, Coordenadora do Setor de Humanização do HGP, agradecendo o empenho diário das irmãs nas atividades do setor.

Formação

O reitor do seminário propedêutico da Arquidiocese de Palmas, Pe. Waldeon Reis, que também participou do curso de capacitação, viu nas ações do setor de humanização uma oportunidade de formação para futuros sacerdotes. No cronograma de atividades dos seminaristas menores e propedeutas, foi inclusa a visitação semanal aos enfermos do HGP. “Vejo aí o cumprimento do que nos pede Jesus Cristo no Evangelho de Mateus, capítulo 25: ‘Estive enfermo e me visitastes’”, afirmou o padre, que há mais de um ano vai ao hospital para celebrar a Santa Missa, ministrar sacramentos e fazer atendimentos.

Humanização HGP

Além das visitações aos pacientes, o Setor de Humanização do HGP conta com voluntários para a realização de trabalhos artesanais e eventos para os pacientes.

Os interessados devem entrar em contato com o setor pelo telefone 3218-7898.