O Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo, recebeu, entre os dias 27 e 29 de setembro, o 1º Congresso Nacional da Infância e Adolescência Missionária, que reuniu crianças, adolescentes e assessores de diversas partes do Brasil. Foram dias de muita oração, unidade e reflexão sobre a importância do papel da vida missionária desde o início da vida. Foram mais de 800 participantes, dentre eles alguns membros da IAM da Arquidiocese de Palmas e do Regional Norte 3 junto com Dom Pedro Brito Guimarães, Arcebispo de Palmas e bispo referencial da Missão do Regional.
Para Maysa Ivo, coordenadora estadual da IAM do Tocantins, a experiência foi enriquecedora e especial. “No primeiro congresso nacional da IAM pudemos refletir sobre o papel das crianças e adolescentes como sujeitos da missão. Que o protagonismo das crianças e adolescentes de fato aconteça nas nossas comunidades, precisamos acreditar e confiar no potencial delas. Foi uma experiência incrível, que fortalece e anima a caminhada dos missionários da nossa arquidiocese que participaram do Congresso.”, explicou.
A primeira edição teve como tema: “IAM: com a força do Espírito, testemunhas de Cristo” e o lema “Ide, convidai a todos para o banquete” (Mt. 22,9).

Abertura oficial
A cerimônia de abertura do Congresso da IAM contou com as falas de Ir. Regina da Costa Pedro, diretora nacional das POM, Dom Maurício da Silva Jardim, bispo de Rondonópolis-Guiratinga e presidente da Comissão Missionária da CNBB, Ir. Antonia Vania de Sousa, secretária nacional da IAM, e da participante da Obra, Tainá Figueiras, de 8 anos. O encontro contou com a mensagem em vídeo do arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes.
Em sua fala de boas-vindas, Ir. Regina destacou a realização de um sonho: reunir crianças e adolescentes do Brasil inteiro, acompanhados pelos assessores, pelas famílias, para experimentar a alegria de ser IAM. “Nesta noite, nossa presença alegre, manifesta, em primeiro lugar, nossa gratidão por termos sido convidadas e convidados a participar do banquete que o Senhor Jesus nos oferece. Manifesta também o nosso renovado compromisso de ir, com a força do Espírito, para fazer com que Jesus seja conhecido e amado por todos. Desejo que todos e todas se sintam bem-vindos e que juntos possamos fazer com que este sonho missionário se transforme em testemunho e anúncio missionários que começam nas nossas realidades locais e alcançam os confins do mundo”, lembrou a diretora da POM no Brasil.
Durante o sábado, foram apresentados painéis temáticos para aprofundar o tema. Após a celebração da Santa Missa no domingo (29), uma alegre procissão liderada pelas crianças e adolescentes percorreu o caminho até o Centro de Eventos Pe. Vitor Coelho, local que acolheu os participantes durante o congresso. Bolinhas de sabão foram espalhadas durante o trajeto, simbolizando a esperança e a alegria que permeiam o trabalho missionário
O congresso também contou com momentos de oração, oficinas práticas e testemunhos inspiradores. O evento promoveu a troca de experiências e a reflexão sobre o papel das novas gerações na evangelização, encerrando com um forte sentimento de união e compromisso entre os participantes. Ao final, os participantes foram enviados em missão de volta às suas dioceses.
Com informações das Pontifícias Obras Missionárias.
								
													


