Missa dos Santos Óleos reúne centenas de fiéis na Catedral de Palmas

Centenas de fiéis estiveram presentes na Missa dos Santos Óleos, celebrada nesta terça-feira (26), na Catedral. Presidida por Dom Pedro Brito Guimarães, Arcebispo de Palmas, a Liturgia é centrada na benção dos óleos que serão utilizados durante os ritos dos sacramentos e ordenações, além de marcar a Unidade da Igreja e momento de renovação das promessas sacerdotais.

Durante a Homilia, Dom Pedro explicou a importância dos óleos e da unção, partindo das Leituras do dia e da explicação sobre o Rito. “O Evangelho trás a primeira Leitura de hoje. Jesus inaugura o seu ministério, revelou o que Ele veio fazer. Ele é o ungido do Pai que veio para salvar, regenerar, refazer as coisas que o mundo não sabe fazer. Os óleos representam a alegria de Deus.”, explicou.

A Celebração continuou com a Renovação das Promessas Sacerdotais realizada pelos padres. Em seguida, três diáconos trouxeram os óleos para serem abençoados diante da assembleia: Óleo do Crisma que simboliza a plenitude do Espírito Santo. Com este óleo são ungidos os novos batizados, com uma unção que sinaliza que um dia deverão ser crismados, com sacramento da Confirmação onde receberam mais uma vez a unção. Ele também é utilizado durante as ordenações de novos padres onde são ungidas as mãos dos presbíteros e também utilizada para ungir a cabeça dos bispos na Ordenação Episcopal. O Santo Crisma é usado ainda para ungir os altares de novas igrejas durante o rito da dedicação de uma igreja.

Depois o óleo dos Catecúmenos que unge os que estão se preparando para receber o sacramento do Batismo. E por fim, o óleo dos Enfermos, administrado durante o sacramento da Unção dos enfermos, em que estes encontram alívio nas suas enfermidades.

Após a benção, os Óleos são levados para uma sala a parte onde serão distribuídos em frascos para as paróquias da Arquidiocese. Essa missão é designada para as esposas dos Diáconos permanentes.

Tarde de Espiritualidade

Antes da Santa Missa, o Clero foi convidado para participar de uma Tarde de Espiritualidade com momento de oração das Vésperas, Terço da Misericórdia e Adoração ao Santíssimo. Ao final, foram apresentados os novos vigários das Regiões Pastorais: Pe. Wagner Fernandes Las Casas – Vigário da Região Pastoral São Paulo; Pe .José Ney Rodrigues Glória – Vigário da Região São João; Pe. Helton Ribeiro de Oliveira – Vigário da Região São Pedro. E também o novo Assessor de Relações Institucionais e Governamentais, Pe. Eduardo Zanon.

 

Posts Relacionados