A partir das convocação do Arcebispo de Palmas, Dom Pedro Brito Guimarães, representantes das Instituições de Ensino Católico se reuniram na manhã de hoje (29) para iniciarem uma nova etapa de comunhão e unidade em 2024. Estiveram presentes também a Coordenação da Pastoral da Educação, Luciana Cândida e Soraia Cristina Blank, e Vicariato da Ação Pastoral, Pe. Reginaldo Albuquerque e Luzia Vieira.
A reunião foi desenvolvida a partir da temática sobre a conversação espiritual do Sínodo dos Bispos (2021-2024): “Alarga o espaço da tua tenda” (Is 54,2).” Cada um teve a oportunidade de falar, explicando a sua realidade, o trabalho pastoral vivenciado e o que vivem hoje no sentido pedido pelo tema. Para os representantes do Colégio Marista e Colégio São Francisco, o encontro era esperado ansiosamente e é necessário para ser vivido a unidade e de fato, o caminho sinodal entre todos. Uma continuidade na formação integral do ser humano, mente e espírito, pois as instituições abrangem a formação em toda as etapas da vida.
“Alagar as tendas é essa união, trabalhar os valores sem essa competição financeira, mas em unidade. A educação está desafiadora nos dias de hoje e é importante trabalhar os valores cristãos. Mesmo em tempo desafiadores, temos famílias católicas que buscam muito além da excelência acadêmica. É busca por esses valores, essa raiz em Deus que os motiva a procurar as nossas escolas. Só precisamos acreditar nesse potencial que temos e fazer a diferença na formação não só dos estudantes, mas das famílias.”, explicou as representes do Colégio Madre Clélia, Ir. Kelly da Silva e Andreia de Sousa.
Durante a reunião, o Arcebispo fez uma dinâmica para que todos pudessem falar e serem ouvidos, e assim irem construindo os pilares da Tenda. Após esse momento, todo escreveram no palito o que gostariam de colocar na construção da tenda como alicerce. “A educação tem a ver com afetividade, com o encontro. Se não temos isso, tudo vira obstáculo. Se não tem esse contato, essa irmandade, não tem como seguir em frente. Estou muito feliz com esse encontro, com esse novo recomeço como pastoral da educação.”, partilhou a coordenadora da Pastoral da Educação, Luciana Cândida.
Também foram debatidos temas relacionados aos próximos passos de atuação em conjunto entre as escolas e definições de datas de reuniões. Estiveram presentes na reunião as escolas: Marista, Madre Clélia, Santa Marcelina, São Francisco, Universidade Católica do Tocantins (UniCatólica) e Centro Juvenil Salesiano Dom Bosco, IFTO e AMO Escola.
