A Pastoral da Educação está promovendo uma noite formativa voltada para os profissionais da Educação com o tema: “Os desafios da Educação e a Pedagogia de Jesus”. O evento será realizado no dia 07 agosto, a partir das 19h30, na UniCatólica e está com as inscrições abertas pelo link https://bit.ly/formeducacao
O encontro é aberto para professores, gestores, administrativos das escolas e universidades públicas e particulares de Palmas. Para a Pastoral da Educação, o evento tem como objetivo levar os educadores, através da reflexão -ação-reflexão, ocupar seu discipulado missionário da compaixão, durante sua missão educativo formativa. E assim, seguir o exemplo de Jesus, em que Ele pôs em prática uma pedagogia que se fundamenta numa práxis, isto é, numa tensão contínua entre reflexão-ação-reflexão; entre o que Ele faz (na ação missionária junto ao povo) e o que Ele pondera a partir dessa ação (na intimidade do seu discipulado).
Na Arquidiocese de Palmas, a Pastoral Arquidiocesana da Educação tem como responsáveis a Luciana Cândida e a Soraia Cristina, que será a formadora no dia do evento. A Pastoral tem papel fundamental no âmbito da evangelização na Educação, de acordo com o Documento 47 da CNBB: “Educação, Igreja e Sociedade”. No documento, a educação é condição básica para o desenvolvimento pessoal e o exercício da cidadania, tornando-se, assim, urgência nacional. A Igreja, que recebeu de Jesus Cristo, Mestre do Amor e da Verdade, a missão de educar, sente o dever de contribuir para a superação dos desafios e a melhoria do sistema educativo de nosso país. […] a Pastoral da Educação é a presença evangelizadora da Igreja no mundo da educação, possibilitando, por meio de processos pedagógicos, dinâmicos e criativos, o encontro das pessoas com os valores do Reino de Deus.