Com o tema “Economia e inteligência artificial: desafios à sociedade e à religião”, o Congresso Internacional da SOTER, um dos mais renomados no Brasil na área de Ciências da Religião e Teologia, reuniu pesquisadores e educadores de diversas localidades para discutir os desafios e perspectivas da educação no contexto atual. Realizado de forma on-line e presencial, o evento ocorreu nos dias 9 a 12 de julho. Entre os participantes, destacaram-se as coordenadoras da Pastoral da Educação Arquidiocesana, Luciana Cândida e Soraia Blank Arraes, que apresentaram suas experiências e reflexões a partir tema central do congresso e da realidade arquidiocesana.
Em sua apresentação, Luciana Cândida, focou em ” Dois minutos com Dom Pedro: A evangelização da igreja, a era digital e as juventudes.”, trazendo à tona os desafios da evangelização da juventude e como são afetadas pelo uso significativo das tecnologias digitais, partindo da análise dos vídeos produzidos do Arcebispo de Palmas, Dom Pedro Brito Guimarães, sendo um reflexo dessa nova realidade.
Já Soraia Blank abordou o tema “Pastoral da Educação e Ensino Religioso nas Instituições de Ensino Públicas de Palmas -TO”, compartilhando com o público as ações desenvolvidas pela Pastoral da Educação na região para promover uma educação integral à luz dos princípios da fé católica. A tese defendida mostrou a importância do ensino religioso na formação do estudante, apesar das controvérsias da laicidade na escola pública brasileira.
A participação das coordenadoras da Pastoral da Educação no Congresso Congresso Internacional da SOTER foi um reconhecimento do importante trabalho que vem sendo realizado por essa pastoral na área da educação. Além disso, a experiência proporcionou às coordenadoras novas perspectivas e inspiração para continuarem contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e fraterna por meio da educação. O resumo dos artigos foram publicados no site do evento.
Sobre a Pastoral da Educação
A Pastoral da Educação pretende ser a presença evangelizadora da Igreja no mundo da educação. Objetiva uma “Educação que ofereça às crianças, aos jovens e aos adultos o encontro com os valores culturais do próprio país, descobrindo ou integrando neles a dimensão religiosa e transcendente” (DAp nº. 334). A Pastoral da Educação desenvolve ações específicas com os educadores, nas escolas, universidades e paróquias da Arquidiocese, testemunhas de fé e de coerência com o Evangelho nas escolas, especialmente com aqueles que se dedicam à população escolar pobre, alvo especial da missão evangélicolibertadora da Igreja. (Fonte: CNBB)