Nos dias 26 a 29 de setembro, o Setor de Campanhas da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) realizou o Seminário Nacional de Campanhas sobre a “Campanha da Fraternidade 2025: Fraternidade e Ecologia Integral”. O objetivo foi formar articuladores para a CF em cada Regional. Estiveram presentes representes de todos os Regionais da CNBB, incluindo membros do Regional Norte 3: Pe. Eldinei Carneiro, articulador de Campanhas no Regional, Pe. Rafael Ferreira, coordenação Regional da Pascom, e Laise Carmo, coordenação arquidiocesana da Pascom. A programação do Seminário ofereceu diversas palestras e atividades formativas tiradas do Texto-Base da CF para que sejam aplicadas nas mais diversas dioceses e espera-se que a Campanha da Fraternidade possa fortalecer o compromisso cristão com o cuidado com a nossa Casa Comum.
O padre Jean Poul Hansen, secretário executivo de Campanhas da CNBB, destaca a importância deste seminário para o planejamento das campanhas nos próximos anos. Segundo ele, os participantes terão a oportunidade de refletir sobre o texto-base da CF 2025 e discutir as melhores estratégias de aplicação da Campanha.
“A Campanha da Fraternidade de 2025, para a qual nós estamos preparando com esse seminário é um convite à nossa conversão. Se nós não mudarmos, o planeta não muda, então essa é a proposta. O objetivo do Seminário é formar os multiplicadores para a Campanha da Fraternidade do ano que vem, então nós queremos formar aqueles que vão propor essa conversão na Quaresma do ano que vem.”
Ao longo dos quatro dias de programação, o evento será dividido em três pilares: Ver, Iluminar e Agir. A abordagem começa com a análise da crise socioambiental atual, seguida por reflexões sobre a sabedoria dos povos e a mobilização em torno da conversão ecológica. Palestrantes como o padre Josafá Siqueira, vigário episcopal de meio ambiente e sustentabilidade na arquidiocese do Rio de Janeiro, Moema Miranda e Márcia Oliveira, serão alguns dos responsáveis por conduzir as sessões temáticas, oferecendo perspectivas sobre o cuidado com a Casa Comum e a Ecologia Integral.
Nas noites do seminário, ocorreram lançamentos importantes, como a 10ª edição da revista “Casa Comum”, realizada em parceria com a Ação Social Franciscana (SEFRAS), o Mutirão em Defesa da Casa Comum, e o curso on-line sobre a CF 2025, desenvolvido em colaboração com o Farol 1817, portal educacional da Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS).


