No último domingo,9, a comunidade da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, localizada no setor Santa Fé, em Palmas, celebrou a posse do novo pároco, Frei Romilson Ferreira, um membro da Ordem dos Frades Menores Conventuais. A Santa Missa foi presidida por Dom Pedro Brito Guimarães, Arcebispo de Palmas, e contou com a presença do Ministro Provincial da Ordem Franciscana, Frei Gilberto, além de diversos padres da Região Pastoral São João e a participação dos fiéis.
O rito de posse de um novo pároco é um momento significativo e cheio de simbolismo. Ele se inicia fora da paróquia, com as portas fechadas, onde o Arcebispo entrega as chaves da igreja ao novo pároco, Frei Romilson. Este gesto representa a autoridade e a responsabilidade que lhe são confiadas para conduzir a comunidade.
Após receber as chaves, Frei Romilson abre as portas da igreja, convidando os fiéis a entrarem. Este momento simboliza o início de uma nova etapa para a comunidade, que agora é liderada por seu novo pároco.
Dando prosseguimento ao rito, durante a homilia, Dom Pedro Brito Guimarães destacou a importância da missão de Frei Romilson à frente da paróquia e o exemplo de São Paulo neste trabalho pastoral.
“Ele é um grande Missionário, um grande sacerdote. Ele disse, e aí eu queria destacar (…) O que Paulo nos diz é o que chamamos de Querigma: ‘Eu vou ensinar para vocês o que eu recebi’. A Igreja não é minha. Não vou inventar algo que não é da igreja. Eu tenho que ensinar o que recebi, o Evangelho de Jesus Cristo, que nasceu, morreu por nós e ressuscitou, que esta no meio de nós.”, explicou Dom Pedro.
O Arcebispo também reforçou a importância da transmissão da tradição da Igreja, de ir até o povo como Jesus fez com os discípulos (Lc 5,1-11), não temer diante da missão, pois é Deus quem chama e conforta (Is 6,1-2a.3-8). Ele finalizou com a pergunta e reflexão para o Frei Romilson, baseando-se no Salmo 137(138): “A paroquia não esta acabada ainda. Tem muita coisa pra fazer. É uma obra inacabada. Você tem coragem de ser pároco assim?”. Para Frei Romilson, é com grande alegria que ele acolhe esta missão, com gratidão e na esperança de conseguir desenvolver o ministério e com a ajuda de todos os paroquianos.
Após a homilia, seguiu-se o Rito de Posse com a Renovação dos Votos Sacerdotais, Profissão de Fé e Juramento de Fidelidade pronunciada pelo padre, a entrega das chaves do sacrário, entrega e benção dos objetos utilizados para o Batismo e entrega da estola roxa para a vivência do Sacramento da Confissão.
Sobre o novo pároco
Frei Romilson Ferreira, natural de Divinópolis (TO), traz consigo uma vasta experiência em trabalhos pastorais e é conhecido por sua dedicação à evangelização e à comunidade. Sua nomeação como pároco da Sagrado Coração de Jesus é um momento importante para a comunidade, que espera continuar crescendo sob sua liderança. São 15 anos de sacerdócio, além do tempo de caminhada dentro da Ordem Franciscana.
Expectativas da comunidade
A comunidade da Paróquia Sagrado Coração de Jesus tem grandes expectativas em relação à chegada de Frei Romilson e Frei Irmão Marcos. Os fiéis esperam que a nova liderança traga ainda mais dinamismo e renovação para as atividades da paróquia.