Arquidiocese de Palmas vive a fé e a esperança com a Virgem de Nazaré

A Arquidiocese de Palmas celebrou, entre os dias 6 e 8 de novembro, o 9º Círio de Nazaré, um dos momentos mais importantes e emocionantes de fé e devoção mariana da capital tocantinense. Sob o tema “Salve Rainha, Esperança Nossa!”, a festa da padroeira da Amazônia reuniu milhares de fiéis em uma programação intensa e marcada pela renovação da fé, culminando em uma grandiosa procissão no sábado.

O Círio de Nazaré é uma celebração que manifesta a devoção a Nossa Senhora de Nazaré, a Mãe de Jesus. Em Palmas, esta é a 9ª edição. O evento se espalha por diversos pontos da capital, indo do Aeroporto Internacional até a Casa de Maria, Rainha da Paz. O objetivo  é a renovação da fé, a união da comunidade católica e a homenagem à Virgem Maria, considerada pelos fiéis como um símbolo de esperança e amor.

A celebração em Palmas é parte de um roteiro maior de fé no Tocantins, que incluiu a visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré à Diocese de Porto Nacional (dia 7) e à Diocese de Miracema (dia 9), fortalecendo os laços de devoção em todo o Estado.

A jornada de fé teve seu emocionante início na quinta-feira, 6 de novembro, a tarde, com a chegada da Imagem Peregrina ao Aeroporto Internacional de Palmas, sendo recebida com a alegria e emoção de centenas de fiéis. Em seguida, todos seguiram em carreata pelas ruas da capital até a Paróquia Coração de Maria, na 305 Sul, onde a noite foi dedicada à Vigília, um momento de oração profunda e devoção.

A programação foi retomada no sábado, 8 de novembro, que começou com um gesto de caridade e esperança:a Peregrinação nos Hospitais, levando a bênção e o consolo de Nossa Senhora a enfermos e profissionais de saúde na Maternidade Dona Regina, no Hospital Geral de Palmas (HGP) e no Hospital do Câncer Jorge Saad.

A grande novidade e um dos pontos altos do 9º Círio foi a realização da inédita Procissão Fluvial no Lago de Palmas, que uniu a grandiosidade da natureza à imensidão da fé. Às 14h, a concentração dos fiéis e embarcações ocorreu no Resort Five Senses para a saída da manifestação náutica. A Imagem Peregrina foi recebida no Pier 14 e, dali, seguiu em carreata até a Catedral Metropolitana de Palmas, onde ficou em exposição para a veneração dos devotos. Às 17h, teve início a Grandiosa Procissão do Círio, na qual milhares de pessoas saíram em caminhada de fé da Catedral, percorrendo as principais vias da capital em direção à Casa de Maria, Rainha da Paz.

O 9º Círio de Nazaré em Palmas foi encerrado com a Santa Missa Solene na Casa de Maria. A celebração, que marcou o fim do evento e a renovação da fé, foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Palmas, Dom Pedro Brito Guimarães, que durante a homilia demonstrou sua felicidade em ver a alegria e a emoção dos fiéis ao se aproximarem da Imagem e a importância do cuidado da Mãe de Deus com os seus filhos. No próximo ano, a expectativa é para um evento ainda maior para celebrar a 10ª edição do Círio de Nazaré em Palmas.

Confira mais fotos, clique aqui. 

Posts Relacionados