Como forma de avaliar as perspectivas dos beneficiários do projeto “No caminho das Águas”, da Cáritas do Regional Norte 3, a Arquidiocese de Palmas e diocese de Miracema do Tocantins, realizou o Seminário de monitoramento das Ações do Organismo. O encontro aconteceu nos dias 8 e 9 de fevereiro, em Miracema, e contou com participantes de comunidades locais e de Palmas.
O seminário foi realizado para pessoas que recebem os benefícios de projetos da Cáritas, com oficinas para os integrantes avaliarem os impactos positivos e negativos da ação, e levar a real necessidade de cada grupo, além de apresentar suas propostas e perspectivas futuras.
O projeto “No caminho das Águas” atende apenas pessoas carentes, oferecendo melhores condições de vida, gerando renda pelo próprio trabalho, a exemplo, a implantação do Fundo Rotativo Solidário, que é uma forma de ajudar as pessoas a investirem em sua plantação e pequenos negócios, que funciona como um empréstimo.
Outra ação implantada pelo é a Casa de Sementes, que tem a missão de conservar as sementes para serem distribuídas, como espécies em risco e até mesmo sementes nativas, que os próprios integrante cuidam e produzem, podendo fazer a troca de sementes com outras pessoas.
Para o articulador da Cáritas no Regional Norte 3, Diácono Amilsom, o Seminário ajudou moradores das comunidades a conviver e compartilhar experiências com outros grupos de forma positiva. “O projeto conseguiu reunir e desenvolver ideias dos integrantes e compartilhar suas capacidades. Eles puderam realizar trabalho de forma coletiva”, explicou.
O Diácono também relatou uma dificuldade que encontra na zona rural, a resistência das pessoas de encontrar com a vivência evangélica. Segundo ele, a presença da Igreja Católica é mais distante nas comunidades rurais.
O organismo Caritas atende em Miracema, Tocantinópolis e Palmas, no qual o arcebispo metropolitano dom Pedro Brito Guimarães é o presidente na Arquidiocese de Palmas.
CÁRITAS BRASILEIRA
A Cáritas Brasileira é um organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), da Igreja Católica. Com quase 60 anos de história, é uma rede solidária de mais de 15 mil agentes, a maioria voluntária, com ação por todo o país.
Fundada em 12 de novembro de 1956 por Dom Hélder Câmara (in Memória), a Cáritas atua na promoção e atuação social que trabalha na defesa dos direitos humanos, da segurança alimentar e do desenvolvimento sustentável solidário. Sua atuação é junto aos excluídos e excluídas em defesa da vida e na participação da construção solidária de uma sociedade justa, igualitária e plural.
Nos últimos 10 anos, auxiliou mais de 300 mil famílias, contribuindo para a transformação de suas vidas e devolvendo a elas a esperança de novas conquistas.