
Dom Pedro Brito Guimarães comemora, no dia 26 de janeiro, 34 anos de ordenação presbiteral. Durante sua caminhada, o arcebispo desempenhou muitas funções que acarretaram grandes experiências como: coordenador de Pastoral, reitor do Seminário Menor da Diocese de Oeiras – Floriano, vice-reitor e professor no Seminário Maior “Sagrado Coração de Jesus”, em Teresina – PI.
Há 10 anos, Dom Pedro foi nomeado Arcebispo da Arquidiocese de Palmas. Na época, era membro da Comissão Episcopal para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB.

O bispo ocupou ainda, no período de 2011 a 2015, o cargo de Presidente da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB. Atualmente exerce o cargo de presidente do Regional Norte 3 para o quadriênio 2019/2022.
Em 2019, participou do Sínodo da Amazônia, no Vaticano, onde compartilhou experiências abertas, livres e respeitosas e manteve contato direto com o Papa Francisco, bem como com bispos, pastores da Amazônia, missionários e missionárias, leigos e leigas e representantes dos povos indígenas da Amazônia. Para Dom Pedro, o Sínodo foi como uma faculdade.

O seu lema é: “Tenho Sede” o qual escolheu para si e o carrega como programa de vida.
Toda a Arquidiocese de Palmas se alegra em poder comemorar esta data, pois o sacerdote é um pastor de muitas ovelhas, que ouviu o chamado e disse sim. Agradecemos a Dom Pedro pela entrega e doação a todos os irmãos e à Igreja, fazendo de sua vida um intenso e fecundo sacramento.

Confira abaixo o áudio em que Dom Pedro fala sobre a comemoração e as vocações: