Dom Pedro presidiu nesta quinta, 14, a missa de instalação da Área Pastoral Missionária Santa Dulce, que irá atender aos fiéis dos setores Lago Norte e Santo Amaro, no território que antes estava aos cuidados das paróquias Bom Pastor e Santa Teresinha. A missa celebrada na Associação dos Moradores do Lago Norte também marca a posse do administrador da área, pe. Domingos Marinho, da Congregação do Santíssimo Redentor.
Padre Domingos Marinho é natural de Paraíso (TO) e chegou recentemente de Portugal, onde estava em missão. O sacerdote fala sobre as expectativas nesse novo campo missionário: “pra mim, está sendo um momento de grandes desafios mas, por outro lado, de muita esperança e alegria, porque há um envolvimento das comunidades e isso nos alegra. Também temos que ter muita confiança em Deus: não temos a estrutura física, mas temos a esperança de que vamos conseguir, ou seja, Deus vai nos prover das oportunidades, para que a gente possa futuramente ter uma estrutura para acolher e atender melhor as pessoas.”
Gabriel Marques comenta sobre o empenho da comunidade em construir junto ao novo administrador a evangelização na área: “Padre Domingos foi pra nós um presente de Deus e nós estamos buscando dar condições para que ele se mantenha na nossa região, para que a gente consiga avançar e ter, de fato, uma transformação, um crescimento na fé aqui na nossa comunidade”.
O fiel foi o primeiro coordenador da Comunidade São Vicente de Paulo, no setor Lago Norte, e cedeu sua própria casa para a celebração das missas. Para ele, a implantação da nova área pastoral missionária revela o desejo da Arquidiocese de Palmas em alcançar a todos: “é com grande alegria que recebemos a implantação da nova Área Pastoral Missionária de Santa Dulce dos Pobres, essa região que comporta os setores Lago norte e Santo Amaro. Essa é uma área que cresceu muito em nível de população nos últimos anos. O setor Santo Amaro recebeu uma unidade habitacional que, naturalmente, traz uma quantidade maior de pessoas. O Lago Norte tem crescido a cada dia e, quando a Igreja de Palmas decide fazer uma área de pastoral aqui nesta região, ela está nos dizendo que agora nós teremos uma nova atenção, um novo olhar da Igreja na nossa área.”
Além do Arcebispo e do novo Administrador da área, concelebraram o pe. Alfredo Gilberto, Vigário dos Bens Temporais, pe. Edionilson Batista, pároco da Paróquia Bom Pastor, pe. Flavio Brandão, pároco da Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, pe. José Barbosa, coordenador do COMIDI, pe. Rafael Dionísio, Administrador da Área Pastoral Missionária São José de Anchieta, pe. Reginaldo Albuquerque, Chanceler Arquidiocesano e pe. Paulo Frade, Vigário Geral.
Em pleno tempo de Advento, a instalação da nova área trouxe esperança aos moradores daquele território: “A nossa expectativa é viver esse tempo novo, um tempo em que vamos ter condição de crescer na fé e expandir a fé na nossa região”, completou Gabriel.