Arquidiocese de Palmas realiza 7ª edição do Círio de Nazaré

A Arquidiocese de Palmas viveu nesta semana um forte momento de devoção à Nossa Senhora no Círio de Nazaré. Com o tema “Maria, Flor do Jalapão, nos visita”, a sétima edição do Círio de Nazaré em Palmas foi histórica, pois foi a primeira vez que a imagem chegou até os confins do Jalapão.

A imagem oficial veio diretamente de Belém, desembarcando em Palmas na noite de terça-feira, dia 24. Na manhã seguinte, a imagem foi levada à casa de Dom Pedro Brito, Arcebispo de Palmas, de onde foi enviada ao Jalapão. A imagem de Nossa Senhora de Nazaré foi escoltada por uma comitiva, composta pelo padre Assis, Reitor da Basílica de Nossa Senhora de Nazaré, pelo padre Paulo Frade, Vigário Geral da Arquidiocese de Palmas, pelo padre Reginaldo Albuquerque, Chanceler da Arquidiocese de Palmas, por Ronaldo, Diretor da Festa do Círio em Belém, Inácio, Diretor da Guarda de Nazaré de Palmas, Diácono Antonio, da Cúria Arquidiocesana, além de outros dois guardiões que vieram de Belém. Com a benção de Dom Pedro, a imagem peregrina foi levada ao primeiro município do Jalapão a ser visitado.

Círio em Rio Sono

A primeira cidade do Jalapão a receber a imagem de Nossa Senhora de Nazaré recepcionou a comitiva na manhã desta quarta, 25, na Capela Santa Inês, com canto de benditos do sertão, pelos fieis da Capela São João Batista, do povoado do Prata.

A comunidade seguiu então em carreata até a igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, para rezar o Santo Terço. Após a oração, o Pe. Assis, Reitor da Basílica de Nossa Senhora de Nazaré, de Belém, apresentou aos presentes um pouco da história desta devoção.

Por fim, os fieis puderam prestar sua homenagem à Mãe de Nazaré antes da despedida.

Círio em Lizarda

Seguindo o nosso Círio, a “Nazinha” foi recepcionada em Lizarda nesta quarta, 25, e seguiu com a procissão luminosa até a Praça da Matriz, local em que os fieis viveram uma missa campal em ação de graças pela visita.

A imagem permaneceu na Matriz, em uma noite de vigília e oração da comunidade, até as 6h da manhã desta quinta, 26. Após a vigília, os fieis rezaram o Ofício de Nossa Senhora e, em seguida, vivenciaram a missa de despedida.

 

 

Círio em São Félix

Após os desafios do caminho jalapoeiro, a Mãe de Nazaré foi recebida com grande expectativa pelos moradores de São Félix do Tocantins nesta quinta, 26. Os fieis já a esperavam na entrada da cidade, seguida de carreata até a Matriz da Paróquia da Imaculada Conceição.

Em seguida, os paroquianos prepararam um momento de devoção motivado pelas mulheres das comunidades do entorno, que cantaram benditos marianos, além do ministério de música da paróquia.

Seguindo a programação, o grupo Mães que Oram Pelos Filhos motivaram o terço mariano, seguido dos agradecimento do prefeito do município, Carlos Irael, junto à sua família e outras autoridades presentes.

Crianças do Centro de Estudos Musicais deram continuidade à celebração com uma homenagem à Nossa Senhora ao som de flautas. Ao fim, com a benção do Pe. Assis, a comunidade se despediu da Mãe que seguiu ao próximo destino.

Círio em Mateiros

Já pela noite, a comitiva chegou à sua última parada no Jalapão: Mateiros. A comunidade recebeu a imagem com a procissão luminosa e, logo após, participaram todos da missa de ação de graças pela visita da Mãe. A imagem permaneceu na matriz da Paróquia do Divino Espírito Santo, para um momento de devoção dos fiéis. Logo pela manhã a comitiva se despediu de Mateiros e seguiu viagem rumo a Palmas.

 

 

Círio em Palmas

Após percalços no caminho, a imagem de Nossa Senhora de Nazaré chegou à Catedral de Palmas por volta das 16h30, local em que foi recebida com festa pelos fieis. Às 17h30, como previsto, o grupo saiu em procissão para a Paróquia São Judas Tadeu. Houve muita emoção com a imagem exposta na berlinda e os fieis que se empenharam em puxar a corda de Nossa Senhora.

O grupo chegou ao seu destino e a Mãe de Nazaré foi recebida com honras, ao som de trombetas, por volta das 19h. Às 19h30 teve início a missa do Círio, presidida pelo padre Paulo e concelebrada pelo padre Eduardo, pároco anfitrião, pelo padre Reginaldo, Padre Helton, Padre Martins. Também estavam presentes o diácono Antonio e diácono Inácio.

Ao fim da missa, Dom Pedro encerrou o Círio dizendo: desse mundo eu quero amor. A imagem permaneceu na paróquia para a devoção por mais algumas horas e foi levada ao hotel, junto de sua escolta.

No sábado o grupo seguiu para as dioceses de Miracema e Porto Nacional para que Nossa Senhora pudesse passar também por essas terras. Retornando à Palmas, a imagem se despediu na Casa Episcopal, com missa presidida por Dom Pedro.

E assim, encerramos a programação da sétima edição do Círio de Nazaré em Palmas.

Posts Relacionados