A Arquidiocese de Palmas marcou presença na Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins (Aleto) nesta quarta-feira, 9 de abril, para o lançamento oficial e a entrega dos textos-base da Campanha da Fraternidade 2025. O evento ocorre todos os anos na Assembleia e contou com a apresentação do arcebispo metropolitano de Palmas, Dom Pedro Brito Guimarães, membros do Clero de Palmas e leigos da Arquidiocese.
A Campanha da Fraternidade, promovida anualmente pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), este ano aborda o tema da “Ecologia Integral”, com o objetivo de despertar a consciência para a urgente necessidade de preservação ambiental em nosso país.
Dom Pedro destacou a relevância do tema escolhido, especialmente em um ano em que o Brasil sediará a COP-30, no segundo semestre em Belém (PA). O arcebispo ressaltou a importância de formar uma profunda consciência sobre a preservação do meio ambiente, visando não apenas o presente, mas também o futuro das próximas gerações. O arcebispo iniciou sua reflexão explicando o tema da campanha e a sua conexão com a proximidade da COP-30 e com os 800 anos do “Cantos das Criaturas” de São Francisco de Assis. Para o bispo, esses cantos representam um eloquente testemunho da defesa da integração entre todos os seres e da essencialidade da preservação da natureza.
O arcebispo metropolitano também fez referência à expressão “ecologia integral”, cunhada pelo Papa Francisco, explicando que ela nos lembra da profunda interconexão de tudo o que existe, onde cada elemento do ambiente depende intrinsecamente do outro. Em um gesto concreto da Campanha da Fraternidade 2025, e graças a uma iniciativa da REPAM-Brasil que realizou a doação do material para a nossa Arquidiocese, Dom Pedro entregou pessoalmente a cada deputado o texto-base da CF25, acompanhado de uma carta escrita por ele. Nesta iniciativa, o arcebispo detalha a importância da Campanha e faz um apelo direto ao compromisso dos governantes com o bem-estar da sociedade e a proteção do meio ambiente.
A iniciativa da Igreja Católica foi calorosamente acolhida pelo presidente da Aleto, deputado Amélio Cayres (Republicanos), que expressou sua gratidão pela apresentação da campanha e pela entrega do material informativo. O deputado reconheceu a pertinência do tema, especialmente em vista da realização da COP-30 no Brasil, e sua capacidade de sensibilizar a sociedade para a pauta ambiental.
Outros membros da Assembleia Legislativa também manifestaram seu apoio à Campanha da Fraternidade. O deputado Ivory de Lira (PCdoB) classificou o tema como “feliz e oportuno”, enfatizando que a produção de alimentos, de vital importância, deve sempre caminhar lado a lado com a preservação ambiental. A deputada Cláudia Lelis (PV) também sublinhou a atualidade e a relevância do tema, alinhado com as prioridades do Governo do Estado.
A Arquidiocese de Palmas, sob a liderança de Dom Pedro Brito Guimarães, reafirma seu compromisso com a promoção da Campanha da Fraternidade 2025, através deste importante ato de entrega do texto-base e da carta aos representantes do povo tocantinense, na esperança de que ela possa inspirar ações concretas em prol da ecologia integral e do cuidado com a nossa Casa Comum.





