ARQUIDIOCESE REALIZA FORMAÇÃO PARA IMPLANTAÇÃO DA CATEQUESE BATISMAL

Na última terça-feira, 26 de agosto, à noite, cerca de 80 leigos e leigas participaram da reunião online de articulação da Catequese Batismal. O evento foi promovido pelo Vicariato da Ação Pastoral da Arquidiocese e conduzido pelo Padre Reginaldo, assessor da Catequese e PASFAM.

A reunião teve como objetivo apresentar os fundamentos e as diretrizes da Iniciação à Vida Cristã com inspiração catecumenal (IVC). Além disso, buscou iniciar a articulação pastoral para a implantação progressiva da catequese batismal, conforme as orientações do Arcebispo, Dom Pedro Brito. Esse processo visa o estudo e o aprofundamento do tema em todas as paróquias da Arquidiocese.

Inspirada na prática da Igreja primitiva, a IVC é um processo gradual de encontro com Cristo e com a comunidade de fé, por meio da escuta da Palavra, da celebração dos sacramentos e da inserção na vida eclesial. A CNBB propõe este modelo como referência para toda a ação catequética no Brasil:

“A Iniciação à Vida Cristã com inspiração catecumenal deve ser o modelo para a catequese de crianças, adolescentes, jovens e adultos” (CNBB, Documento 107, n. 91)

Durante a reunião, foi destacada a importância de compreender o batismo como a porta de entrada para a vida cristã. Por isso, ele exige um processo formativo que seja evangelizador, querigmático, comunitário e celebrativo, superando abordagens meramente instrucionais ou burocráticas.

Estiveram presentes agentes da Pastoral do Batismo, Catequese Matrimonial, membros da Comissão Arquidiocesana de Catequese e coordenadores de diversos serviços e movimentos pastorais ligados ao serviço às famílias.

Além da escuta e da partilha, foi anunciado que a equipe responsável agendará, em breve, um encontro presencial para formação unificada e a criação de um grupo de comunicação para dar continuidade ao processo de implantação.

A reunião representou um passo importante para colocar em prática o apelo da Igreja no Brasil à conversão pastoral, em espírito de comunhão, participação e missão. A iniciativa segue o caminho da sinodalidade e do cuidado com as famílias, preparando um terreno fértil para a transmissão viva da fé no seio das comunidades paroquiais.

 

Deus abençoe a missão de todos!
Pe. Reginaldo
Assessor Arquidiocesano da Catequese e PASFAM
Vicariato da Ação Pastoral

Posts Relacionados