Iniciou hoje, 19, em Aparecida, SP a 60ª Assembleia Geral (AG) da CNBB. Durante a 60ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, haverá a eleição, com voto secreto, para 20 funções/serviços à CNBB, sendo os 4 membros da presidência, 12 presidentes das Comissões Episcopais permanentes, 2 representantes da CNBB no Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam), um titular e suplente, e 2 bispos que participarão do processo do Sínodo sobre a Sinodalidade, em Roma.
A previsão é que acontecerão 60 escrutínios a partir da segunda semana da Assembleia. A duração do mandato nos cargos em órgãos constitutivos da CNBB é de quatro anos, coincidindo com o quadriênio do mandato da Presidência.
Participam desta 60ª AG, os bispos do Regional Norte 3 na ativa: D. Adriano Vasino, bispo prelado de S. Félix do Araguaia, D. Dominique, de Santíssima Conceição do Araguaia, D. Geovane Pereira de Melo, bispo da Diocese de Araguaína, D. José Moreira, bispo da Diocese de Porto Nacional. Dom Pedro Brito Guimarães, Arcebispo Metropolita da Arquidiocese de Palmas e D. Wellington Queiroz, bispo de Cristalândia.
A Diocese de Tocantinópolis segue vacante, a espera da nomeação de seu bispo.