Durante o segundo semestre, a Arquidiocese de Palmas acolheu o “Projeto Capacita em Rede” nas cidades de Palmas (Santuário Mãe Rainha e Área Missionária “Santa Dulce dos Pobres”) e em Santa Tereza do Tocantins (Paróquia Santa Tereza D’Ávila).
Ao todo, foram 72 participantes dos cursos de Auxiliar Administrativo, Cuidador de Idosos, que teve duas turmas, e Manicure/Pedicure. Na próxima quinta-feira (17), às 19h30, no UniCatólica, será a Solenidade de entrega dos certificados dos quatro cursos de qualificação profissional. A formatura contará com a presença do professor Professor Roberto Camilo Orfão de Morais, coordenador geral do Projeto e membro da IFSULDEMINAS, e o arcebispo de Palmas, Dom Pedro Brito Guimarães.
O Capacita em Rede, projeto do governo federal em parceria com o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) e financiado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), tem como objetivo ofertar qualificação profissional em todo o Brasil.
Com mais de 19 mil vagas distribuídas em 40 cursos, o programa abrange 19 regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Na região do Tocantins, o Projeto está presente em diversas cidades, como Palmas e Santa Tereza, oferecendo cursos de Cuidador de Idosos, Manicure e Pedicure, Auxiliar Administrativo, entre outros.
O projeto Capacita em Rede visa preparar os alunos para o mercado de trabalho de forma imediata, com cursos que integram aulas teóricas e práticas. Todos os certificados são emitidos pelo IFSULDEMINAS, e o processo seletivo foi realizado por meio de edital, buscando atender às necessidades locais de mão de obra e promover o desenvolvimento regional.
Com a certificação, os alunos estão mais bem preparados para enfrentar os desafios do mercado de trabalho e contribuir para o crescimento de suas comunidades.





