Dia Cáritas foi realizado na Arquidiocese de Palmas

A Cáritas Arquidiocesana realizou no sábado, 19, uma programação voltada para celebrar o “Dia Cáritas”. O encontro contou com a participação de Hildebrando Pires, da Cáritas do Piauí, via vídeo chamada, Carlos Vicente, da ONG IRI Brasil, além da participação de diversos representantes de pastorais e membros do Clero, no Centro Pastoral Divino Mestre.

A primeira parte do dia foi dedicado a formação sobre o trabalho da Cáritas na Arquidiocese de Palmas, o que é Caridade, a caridade com o meio ambiente, quintais produtivos e a problemática da insegurança alimentar que muitas famílias hoje vivem. No início da tarde, foi o momento de Hildebrando Pires, da Cáritas do Piauí, explicar para todos sobre o trabalho e a importância da Cáritas, o caráter pastoral e a missão. Ao longo do dia, também tiveram partilhas sobre as ações da Cáritas na Comunidade Indígena Xerente, as doações de cestas básicas e apresentações artísticas da ASAP e Cia Arte Sacra.

No final da tarde, ocorreu a Assembleia Eletiva para eleger a nova Diretoria Geral e Conselho Fiscal da Cáritas Arquidiocesana para o período de 2024-2027. Aos membros da Assembleia, foi apresentado os Estatutos da Cáritas e logo em seguida, deu-se início a votação.

A Cáritas Brasil existe há 68 anos, fundada no dia 12 de novembro de 1956. Ela faz parte das 170 organizações – membro da Cáritas Internacional. A Cáritas é um organismo da CNBB e está presente na Arquidiocese de Palmas há dois anos. “A Caritas é como um guarda- chuva que abrange todas ações sociais. A Pastoral Social é outro setor da Igreja que pode ser membro da Cáritas. Pastoral é uma estrutura e a Cáritas é outra estrutura em Rede com todas as mesmas características onde quer que esteja.”, explicou Diácono Amilson, membro da Cáritas Arquidiocesana.

 

Posts Relacionados