Neste sábado (8), no Centro Pastoral Divino Mestre, a Arquidiocese de Palmas realizou um encontro formativo sobre os Sacramentos do Batismo, Crisma e Matrimônio. O evento reuniu cerca de 150 pessoas e foi ministrado por Dom Pedro Brito Guimarães, Arcebispo de Palmas. Toda a formação partiu das Orientações Pastorais, documento escrito em 2012, sobre diversos aspectos da Arquidiocese, incluindo orientações sobre os Sacramentos.
Foram convocados os membros da Catequese, Pastoral Familiar, Pastoral do Batismo e o Clero. A manhã começou com uma formação com o Arcebispo com o tema “OS SACRAMENTOS: ATOS ECLESIAL E PROFÉTICO” , a linha de estudo do doutorado de Dom Pedro. Segundo ele, os Sacramentos são por dentro como atos eclesiais, isto é, constituem, formam e constroem o tecido eclesial. Para o mundo, eles são como atos proféticos que constituem, formam e constroem o tecido socioambiental. Após a formação, todos se reuniram conforme as suas respectivas pastorais para revisarem o que foi falado na formação, partilhar as dificuldades encontradas na preparação para os sacramentos, e propor novas ações melhorar a recepção e a aplicação das Orientações Pastorais. Ao final, todos viveram a dinâmica da Tenda, em que cada um recebeu um palito de picolé, como uma estaca, e um barbante simbolizando a necessidade de unidade para se formar e expandir uma Tenda que abrigará a todos, conforme a citação bíblica:
“Alarga o espaço de tua tenda e distende bastante as peles das tuas barracas; usa cordas bem longas e finca as estacas com segurança. Farás expansão para um lado e para o outro e tua posteridade receberá em herança as nações que povoarão cidades abandonadas. Não tenhas medo.”
(Is 54,1-4a).










