A noite do último sábado do mês de maio (25), reuniu cerca de 600 jovens para um momento de espiritualidade mariana, no Santuário Mãe Rainha. Esta é a terceira edição do evento chamado “Filhos da Imaculada” com o tema “Eis aí a Tua Mãe” (Jo 19,26). O evento é realizado pela Comissão da Juventude Arquidiocesana, o Conecta Jovem, e foi voltado para os jovens da região pastoral São Pedro.
Estiveram presentes jovens de vários grupos e movimentos, tendo assim representantes de cada expressão juvenil. A animação ficou por conta do grupo de jovens “Caminho e Vida” do Santuário Mãe Rainha. Após o início, foi o momento de apresentação artística, feita pela Comunidade Sementes do Verbo, com sketch sobre os questionamentos da juventude e que Deus não é alheio ao sofrimento e por isso, deu aos Seus filhos a Virgem Maria como Mãe.
Logo em seguida, os jovens ouviram a pregação dada por Paulo Sérgio, integrante do Grupo de Oração Parresia da RCC, sobre o tema do encontro. Ele explicou sobre a necessidade da autenticidade de vida, o testemunho cristão que deve ser vivido dentro e fora da Igreja. Ser filho da Imaculada é seguir e viver a vida como Cristo nos pede. Ao final, ele reforçou que Maria está sempre conosco sendo o grande amparo e auxílio: “Assim como ela permaneceu de pé diante da Cruz de Cristo, ela permanece conosco diante das nossas cruzes e nos ajuda a prosseguir.”, explicou.
A programação seguiu com oração do Santo Terço com a Coroação de Nossa Senhora, momentos de reflexão e animação. Para Luciano Rodrigues, coordenador de pastoreio e articulação da Juventude da Região São Pedro, o evento é também o momento de unidade em meio a tantos carismas e expressões juvenis dentro da Igreja. “Este evento foi um marco histórico, pois todas as expressões juvenis da região de São Pedro estavam representadas. O evento em si foi extraordinário. Pudemos ver toda a devoção dos jovens a Maria, refletida em seus olhares puros e apaixonados. Cada atividade, desde as orações até as palestras, demonstrou a profundidade da fé e do compromisso dos jovens com a espiritualidade mariana.”, explicou. A próxima edição está agendada para 2025 e será realizada na paróquia Santa Teresinha. A escolha do local também faz parte do projeto de evangelização e expansão juvenil na região do Plano Diretor Norte, em Palmas.
Para quem participou, ficam as lembranças e o sentimento de alegria, gratidão e um revigorar na fé. Confira agora alguns testemunho dos jovens.
“Só gratidão pela graça alcançada e por todas as respostas que eu tive no encontro de ontem.
Tem sido dias de muita incerteza, mas ontem só me fez ter a certeza que em nenhum momento me deixou sem seu amparo, sem seu colo, secando minhas lágrimas, me dando força.
No final, me entreguei e confiei, assim meu coração foi se sentindo mais leve com a certeza que tudo vai ficar bem e vai dar tudo certo.
Foi tudo preparado com tanto carinho, as músicas foram muito bem ensaiadas, a energia do local era surreal, algo místico, a igreja cheia de jovens, de fato a juventude católica não está morta, aleluia.
Foi o meu primeiro “filhos da imaculada”, mas já estou com o coração quentinho para o próximo.
Viva Nossa Senhora 🤍”Catarina, grupo de Jovens Ágape, Paroquia São José
“Minha experiência no Filhos da Imaculada foi incrível! Minha primeira vez participando, e mesmo não conseguindo chegar no começo, fiquei muito feliz e grata a Deus por ter participado. Pude sentir a presença de Maria por meio da devoção de tantos jovens que se uniram para exaltá-la. Senti muito forte no meu coração, no momento em que estávamos cantando “Acaso não Sabeis” Nossa Senhora me dizendo que ela não me deixa só em nenhum momento, mas que preciso pedir sua intercessão em todos os momentos da minha vida e tratá-la como minha mãe que me acolhe e me ama, assim como amou seu filho Jesus. Depois dessa experiência quero conhecer ainda mais a Virgem Santíssima para ser cada vez mais apaixonada pela mãe que o próprio Cristo nos deixou antes de morrer na cruz.”
Giovanna, Paroquia Santa Teresinha do Menino Jesus
“A muito tempo que eu me sentia fria espiritualmente, sem forças para buscar a Deus e me sentindo presa ao pecado novamente. Foi quando surgiu a oportunidade onde me chamaram para participar do evento, o mesmo que eu já tinha ido ano passado e foi por causa dele que eu havia voltado a igreja. Eu me sentia vazia e achava que eu não era “digna” de ser denominada filha de Maria, muito menos de Deus. No momento de louvor onde todos clamavam e adoravam, eu pedia a Nossa Senhora uma resposta de amor, pedia para me livrar das correntes do pecado e pedia permissão para chama-la de Mãe. Quando senti meu peito arder, soube da resposta: todos presentes não estavam lá ao acaso, mas todos são filhos da Imaculada, Nossa Senhora nos ama acima de todas as nossas impurezas, pois é ela que nos dar forças para limpa-las. Deus nos deu a como nossa mãe, pois sabia que precisávamos de um apoio, e com certeza ela é o nosso MAIOR apoio para chegar ao Senhor.”
Ana Clara, grupo de jovens Ruah, Catedral do Divino Espirito Santo
“Para mim, o Filhos da Imaculada foi um verdadeiro cenáculo de amor, um espaço onde a devoção e a fé se entrelaçam de maneira profunda e significativa. Ver tantos jovens entregues aos pés de Maria é uma visão inspiradora e emocionante. Cada rosto refletia a pureza de um coração que busca refúgio e orientação na Mãe de Deus. O Santuário Mãe Rainha foi tomado por uma sensação de unidade, onde todos compartilhavam a mesma vontade de ter uma vida de santidade. Foi uma experiência transformadora, onde a presença de Maria era sentida de forma perceptível, guiando cada um de nós aos braços de Cristo. A alegria de ser filhos da Imaculada saltitava em nossos corações e transbordava em cada momento vivido.
Tudo isso foi inspirador para mim, me fez enxergar que Maria cuida de cada detalhe e de cada um de seus filhos. Ela não nos abandona. Esse evento foi dedicado a ela e teve sucesso por causa dela.”Mateus, Grupo de Jovens Caminho e Vida, Santuário Mãe Rainha














