Em 15 de fevereiro de 2025, a Arquidiocese de Palmas promoveu a formação arquidiocesana da Campanha da Fraternidade de 2025, com o tema “Fraternidade e Ecologia Integral” e o lema “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31). O encontro foi realizado no centro social Padre Alcides e reuniu diversos representantes de pastorais, movimentos, grupos e associações da Arquidiocese.
A formação foi conduzida pelo padre Jean Paul, secretário-executivo de Campanhas da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que aprofundou o tema da Campanha, abordando a crise socioambiental à luz da fé cristã e do chamado à conversão integral. O sacerdote destacou a importância de ações concretas para o cuidado da Casa Comum, como a coleta seletiva, a compostagem, a economia de água e energia, o consumo consciente e a mobilização para a criação de políticas públicas em favor do meio ambiente.
No evento, também estiveram presentes a Ariela Cavalcante, diretora de Meio Ambiente da Fundação Municipal de Palmas, Joelson, Gerente de Programas Sociais, acompanhados pelo Diácono Almilson Rodrigues, secretário executivo da Sec. Municipal de Assistência Social, para fortalecer o diálogo entre a Igreja e o governo Municipal, as políticas públicas que serão implantadas em parceria como a criação de novos ecopontos durante dos Festejos paroquiais, entre outros projetos.
Os participantes da formação tiveram a oportunidade de trocar experiências e ideias sobre como implementar a Campanha da Fraternidade em suas comunidades, com o objetivo de promover a mudança de comportamentos e a construção de um futuro mais justo e sustentável para todos.
A Campanha da Fraternidade é uma iniciativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que, desde 1964, busca despertar a consciência da sociedade para problemas sociais relevantes, propondo reflexões e ações transformadoras. Este ano, a Campanha abordará a temática da ecologia integral, com o objetivo de promover um processo de conversão pessoal e comunitária em favor do meio ambiente e da justiça social.
O encontro faz parte também da preparação para a Assembleia Arquidiocesana do Povo de Deus, que deve acontecer nos dias 19 – 21 de setembro, além de também ser voltado para a formação dos Guardiões Ecológicos na Arquidiocese de Palmas.











