Formatura dos cursos do Projeto Capacita em Rede é realizado em Palmas

Cerca de 70 pessoas receberam os Certificados dos cursos profissionalizantes do Projeto Capacita em Rede. A Solenidade ocorreu durante a quinta-feira a noite (17), no auditório do UniCatólica, e contou com a presença a do professor Professor Roberto Camilo Orfão de Morais, coordenador geral do Projeto e membro da IFSULDEMINAS, e o arcebispo de Palmas, Dom Pedro Brito Guimarães. Ao todo, foram quatro turmas iniciais e a previsão é que se tenha mais turmas para o próximo semestre.

O Capacita em Rede, projeto do governo federal em parceria com o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) e financiado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), tem como objetivo ofertar qualificação profissional em todo o Brasil. Com mais de 19 mil vagas distribuídas em 40 cursos, o programa abrange 19 regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Na Arquidiocese de Palmas, o Projeto foi realizado duas cidades, Palmas e Santa Tereza do Tocantins, oferecendo cursos de Cuidador de Idosos, Manicure e Pedicure e Auxiliar Administrativo.

Durante a Solenidade, o coordenador geral do Projeto, professor Roberto Camilo, expressou a sua alegria de ver tantos formandos e ver ganhar vida o Projeto. “O Capacita em Rede é a arte de encantar as pessoas. Não é só um curso, um pedaço de papel. Mas formar o humano, fazer que esse novo profissional olhe o outro como filhos de Deus, como humanos, que aquela atitude eleva a dignidade humana.”, explicou o professor.

Dom Pedro Brito Guimarães, arcebispo de Palmas, contou que o Projeto surgiu em 2023, a partir da Campanha da Fraternidade com o tema: “Fraternidade e a Fome”. “Estamos muito felizes por acolher aqui esse projeto que capacitou tantas pessoas e esperamos que elas tenham condição de prestar o serviço e ganhar o seu dinheiro. E queria já convidar para o ano que vem em que teremos mais turmas. É a nossa contribuição para a formação, a formação da juventude, dos idosos, das crianças. Aquilo que vocês dão para nós em forma de Dízimo e nas Campanhas, nós estamos dando para vocês a capacitação. É um dar e receber, é isso que Deus nos ensina.”, explicou o Arcebispo.

Na Arquidiocese de Palmas, o Vicariato da Ação Social é o responsável de articular e colocar em prática o projeto nas paróquias e parceiros. Para o Vigário, padre Lenício Nascimento, agradeceu o apoio de todos, a começar do Arcebispo que aceitou realizar o projeto na Arquidiocese, o quanto foi positivo e de grande benefício para todos. O padre também é o Reitor do Santuário Mãe Rainha que acolheu dois cursos e viu na prática o projeto se realizando na vida de tantas pessoas.

Para todos os que participaram, o projeto é um momento importante e divisor de águas. Para Daniel Edison Costa, um dos concluintes do curso de Assistente Administrativo, a formação foi muito além do esperado. “Eu pensei que seria uma coisa rápida, simples e básica de Assistente Administrativo. Mas não, tiveram muitos outros conhecimentos e experiências que também vieram juntos. A turma também desenvolveu um relacionamento muito interessante porque a turma tem pessoas de várias idades diferentes, várias vivências e mesmo assim, desenvolvemos juntos e criamos bastante amizades. E gente, é muito conteúdo e eu não esperava tanto. As apostilas e as aulas são muito ricas! Muito obrigado.”, finalizou.

O projeto Capacita em Rede visa preparar os alunos para o mercado de trabalho de forma imediata, com cursos que integram aulas teóricas e práticas. Todos os certificados são emitidos pelo IFSULDEMINAS, e o processo seletivo foi realizado por meio de edital, buscando atender às necessidades locais de mão de obra e promover o desenvolvimento regional.

 

Fotos: Pascom Santuário Mãe Rainha

Posts Relacionados